Topo

Gaga "despida" e 3 horas de Guns: 10 shows imperdíveis do Rock in Rio

Lady Gaga e The Who: Dois shows que prometem no Rock in Rio 2017 - Montagem/UOL
Lady Gaga e The Who: Dois shows que prometem no Rock in Rio 2017 Imagem: Montagem/UOL

Do UOL, em São Paulo

12/09/2017 10h08

Que o Rock in Rio está cheio de shows bons, todo mundo já sabe. Headliners como Aerosmith, Bon Jovi, Justin Timberlake e o retorno de Pet Shop Boys, Tears For Fears e Def Leppard (após longos 20 anos) são pedidas certas, mas a sétima edição do festival em terras brasileiras também promete momentos imperdíveis na Cidade do Rock. Entre parcerias inusitadas, apresentações raras e estreias, o UOL selecionou 10 shows que você não pode deixar passar.

Lady Gaga

Lady Gaga em turnê - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
Quando e Onde: 15/09 00:25 • PALCO MUNDO

A primeira headliner do Rock in Rio 2017 chega ao Brasil em plena nova fase da carreira, dessa vez sem castelo como cenário ou roupa de carne. Os cariocas devem ver uma Lady Gaga bem diferente, despida dos excessos. Sua nova turnê já está na estrada e sabemos de antemão que os grandes hits fervidos da cantora estão garantidos (“Born This Way”, “Paparazzi” e “Poker Face”), mas o grande trunfo está na variedade do seu pop, baseado em seu último disco, “Joanne”, que vai do folk ao country.

Shawn Mendes

O cantor canadense Shawn Mendes leva prêmio no EMA, em Amsterdam - Peter Dejong/AP - Peter Dejong/AP
Imagem: Peter Dejong/AP
Quando e onde: 16/09 21:00 • PALCO MUNDO

Ele tem apenas 19 anos e já emplacou dois discos no primeiro lugar da Billboard e foi o nome escolhido pela MTV para ressuscitar o formato Acústico. É o nome mais quente do pop norte-americano a subir no palco Mundo. Não, Shawn Mendes não reinventa a roda. Seu show é simples e acompanhado durante todo o tempo pela gritaria dos fãs, mas os canadenses conseguem se diferenciar de outros nomes da mesma seara. Ele compõe os próprios hits, e sempre está no piano ou com o violão a tiracolo para cantar canções sobre amor.

Grandmaster Flash

Grandmaster Flash, discípulo de Kool Herc e a quem é atribuída a criação do "scratch" - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Quando e Onde: 16/09 01:45 • ELETRÔNICA

Uma coisa é certa. Não existiria o rap e o hip-hop sem esse cara. Joseph Saddler, mais conhecido como Grandmaster Flash, veio do South Bronx na década de 70 para mostrar suas batidas emblemáticas na Cidade do Rock. Ele é responsável pela criação (ou a popularização) do "scratch" e sua participação nas lendárias festas de rua naquela época fez renascer um novo Brooklyn, em uma época em que a violência e a pobreza tomavam conta da região. Parte dessa história é contada na série “The Get Down”, da Netflix, mas a aula magna mesmo vai acontecer ao vivo.

Nile Rodgers e Chic

28.jun.2013 - O guitarrista americano Nile Rodgers encerra a primeira noite de shows do Festival de Glastonbury, na Inglaterr - Facundo Arrizabalaga/EFE/EPA - Facundo Arrizabalaga/EFE/EPA
Imagem: Facundo Arrizabalaga/EFE/EPA
Quando e Onde: 17/09 20:00 • SUNSET

É difícil você não ter consumido, direta ou indiretamente, algum hit do compositor, arranjador e guitarrista americano Nile Rodgers. Também conhecido como líder da banda Chic, ele é autor de hinos atemporais, como “Le Freak” e “Dance Dance Dance” (todas de sua banda, Chic), “We Are Family” (Sister Sledge), “Like a Virgin” (Madonna), “Let"s Dance” (David Bowie)... É a volta do esfumaçado inferninho anos 1980 em plena Cidade do Rock. Nile volta ao Brasil com o Chic pela terceira vez, após travar uma luta contra um câncer de próstata. A volta aos palcos após a doença mostra um Nile com a mesma energia daquela época, provando que a Disco Music ainda vive e faz dançar

O Grande Encontro

Show o Grande Encontro, com Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Quando e Onde: 22/09 18:00 • SUNSET

Um dos encontros mais celebrados da MPB nos anos 1990, o Grande Encontro está de volta à estrada com sucessos pinçados das carreiras de Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença. Os grandes nomes da geração nordestina estiveram presentes no primeiro Rock in Rio, em 1985, em apresentações solos, e voltam agora com um show especial com a lendária Banda de Pífanos Zé do Estado e o Grupo Grial de Dança.

Ney e Nação Zumbi

Ney Matogrosso e Jorge DuPeixe, vocalista do Nação Zumbi, se encontram em um estúdio - Helena Yoshioka/I hate flash/Divulgação - Helena Yoshioka/I hate flash/Divulgação
Imagem: Helena Yoshioka/I hate flash/Divulgação
Quando e Onde: 22/09 20:00 • SUNSET

Sem nenhuma esperança para a grande volta do Secos e Molhados, Ney Matogrosso prepara um show especial com o repertório da banda que o lançou nos anos 1970. Dessa vez, uma das vozes mais marcantes do Brasil se deita na cama do manguebeat com guitarras pesadas e a percussão da Nação Zumbi. O show inédito era um antigo desejo de Ney, que sempre quis trabalhar com a banda pernambucana. A primeira amostra da parceria, “Amor”, já circula por aí e promete um show com dose extra de energia.

Bomba Estéreo e Karol Conká

Os colombianos do Bomba Estéreo convidam Karol Conká no Rock in Rio - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Quando e Onde: 23/09 18:00 • SUNSET

A mistura do hip-hop da brasileira da curitibana com a cumbia e a música eletrônica de uma das maiores bandas da Colômbia promete ser potente. Com 10 anos de carreira, o Bomba Estéreo já tocou com Will Smith no hit “Fiesta” em 2015 e agora vai experimentar a parceria inédita com as rimas empoderadas da curitibana, que faz sua estreia no festival.

The Who

Roger Daltrey e Pete Townshend do "The Who" se apresentam no terceiro dia do Desert Trip em Indio, na California - Chris Pizzello/Invision/AP - Chris Pizzello/Invision/AP
Imagem: Chris Pizzello/Invision/AP
Quando e Onde: 23/09 22:35 • PALCO MUNDO

Uma das maiores bandas de todos os tempos, o The Who resiste ao tempo, mas diferente de outros representantes da “invasão britânica” dos anos 1960, como Rolling Stones e Beatles, não dominou a cabeça dos brasileiros com a mesma força. Talvez por isso nunca tivessem passado por aqui em mais de 50 anos de trajetória. A estreia acontece justamente no que os vovôs do rock estão chamando de “turnê de despedida”. Ok, Aerosmith (que também toca no festival) disse a mesma coisa há alguns anos. Na dúvida, não custa vê-los tocar pela primeira vez em terras brasileiras hits como “I Can’t Explain” e “My Generation”.

Guns N’ Roses

08.nov.2016 - Com trio Axl Rose, Slash e Duff McKagan, Guns N? Roses se apresenta em Porto Alegre - Katarina Benzova/Divulgação - Katarina Benzova/Divulgação
Imagem: Katarina Benzova/Divulgação
Quando e Onde: 23/09 00:25 • PALCO MUNDO

Nós sabemos: Corre risco de atrasar e alguma treta no som tirar Axl Rose do sério, mas a reunião da formação original (com exceção apenas do baterista Steven Adler e o guitarrista Izzy Stradlin) não deixou pedra sobre pedra na passagem por São Paulo no ano passado e deve repetir o tom épico no Rock in Rio, casa em que a banda tocou (em suas múltiplas formações) por quatro vezes. Entre “It’s so Easy” que abre as apresentações, e “Paradise City” já no bis, a banda promete um show de 3 horas. É bom se preparar para a maratona.
 

Red Hot Chili Peppers

30.jul.2016 - Anthony Kiedis se apresente com o Red Hot Chili Peppers no terceiro dia do festival Lollapalooza no Grant Park, em Chicago - Amy Harris/Invision/AP - Amy Harris/Invision/AP
Imagem: Amy Harris/Invision/AP
Quando e Onde: 24/09 00:25 • PALCO MUNDO

Os californianos são velhos conhecidos dos fãs brasileiros. Apenas no Rock in Rio, a banda liderada por Anthony Kiedis tocou por três vezes. Sua presença na programação deste ano, no entanto, promete algumas surpresas. A bordo do mais recente disco, “The Gataway”, o Red Hot vai se arriscar em grooves e batidas mais pop, que surpreendeu até mesmo os seguidores mais ferrenhos nos singles do novo trabalho “Dark Necessities” e “Go Robot”. Ainda assim, é garantido a mesma ‘vibe’ de sempre – muita energia e hits.