Topo

Inspeção joga fora 160kg de alimento e chef protesta: "Faltava 1 carimbo"

A chef Roberta Sudbrack, que teve seus alimentos descartados pela Vigilância Sanitária no Rock in Rio - Reprodução/Facebook/Roberta Sudbrack
A chef Roberta Sudbrack, que teve seus alimentos descartados pela Vigilância Sanitária no Rock in Rio Imagem: Reprodução/Facebook/Roberta Sudbrack

Do UOL, no Rio

16/09/2017 02h27Atualizada em 20/09/2017 08h47

Uma das chefs de cozinha mais renomadas do Rio, Roberta Sudbrack era uma das atrações do Mercado Gourmet, dentro do Rock in Rio. Mas ela resolveu fechar seu estande na sexta-feira (15), depois que a vigilância sanitária descartou 160 quilos de queijo e linguiça que seriam preparados por ela.

Sudbrack, que já comandou a cozinha do Palácio do Planalto, durante a Presidência de Fernando Henrique Cardoso, e é dona do Da Roberta, no Leblon, zona sul do Rio, protestou em seu Facebook.

Queijos da chef Roberta Sudbrack que foram descartados pela Vigilância Sanitária no Rock in Rio - Reprodução/Facebook/Roberta Sudbrack - Reprodução/Facebook/Roberta Sudbrack
Queijos da chef Roberta Sudbrack que foram descartados pela Vigilância Sanitária no Rock in Rio
Imagem: Reprodução/Facebook/Roberta Sudbrack
"O motivo [do descarte]? Faltava 1 carimbo, um selo, uma coisa qualquer. Estou fechando a minha operação no Rock in Rio porque a minha ética, o meu profissionalismo e as minhas convicções não me permitem ver uma cena dessas. Comida da melhor qualidade sendo jogada fora enquanto tantas pessoas morrem de fome no mundo", escreveu.

"O meu prejuízo provavelmente é do tamanho desse mesmo mundo, mas minha dignidade e as minhas crenças são maiores! Estou entrando com uma liminar na justiça para salvar o restante de toda a mercadoria que temos em estoque para que possamos pelo menos doar a quem precisa. E me comprometo não só a doar, mas preparar essa comida da melhor qualidade e da qual eu me orgulho de servir há mais de 25 anos para quem precisa."

 A reportagem do UOL foi até o local e encontrou apenas um cartaz informando que a operação foi cancelada.

Neste sábado (16), o Rock in Rio publicou um comunicado:

"A organização do Rock in Rio informa que é responsável pelo mix de produtos oferecido ao público, garantindo uma oferta variada. Fica a cargo das marcas o cumprimento das normas previstas pelos órgãos competentes. O Rock in Rio lamenta o ocorrido e a saída da Roberta Sudbrack do evento.

A Operação do Gourmet Square foi um sucesso, com atendimento a mais de 14,3 mil pessoas. A média de espera de atendimento foi de apenas 10 minutos e a administração do espaço foi feita com tranquilidade, preservando o conforto do público. A Gourmet Square tem a operação de chefes como Pedro Benoliel e Ogro Jimmy e dos restaurantes Açougue Vegano, Famiglia Rivitti, Di Blasi, On Japa, SertaNorte, Gouranga Veggie, Melhor Pastel do Mundo, Feijú do Benola, Botero, Deli Delícia, Bar Central e Karaage Chicken Gourmet".