Topo

Da internet ao Rock in Rio: Shawn Mendes segue passos de Bieber no pop folk

O cantor Shawn Mendes - Reprodução/Facebook/ShawnMendes
O cantor Shawn Mendes Imagem: Reprodução/Facebook/ShawnMendes

Do UOL, em São Paulo

16/09/2017 04h00

Eles são canadenses, começaram na internet, bateram recordes na indústria e viraram referência no meio musical. Shawn Mendes e Justin Bieber têm muito mais em comum do que parece. Por outro lado, a diferença mais visível é que o garoto de 19 anos, que se apresenta no Rock in Rio neste sábado (16), às 21h, aposta em um som mais cru e com uma levada pop folk do que o conterrâneo do hit “Sorry”.

Mendes começou a tocar violão com 13 anos vendo tutorais no YouTube. Depois de aprender alguns acordes, logo pulou para o Vine (plataforma de vídeos em que é possível registrar gravações de até 6 segundos) e em apenas um ano já era o 3º canal de música mais acessado da rede social.

Não deu outra. Assim como Bieber, descoberto graças a um vídeo perdido de 2007, o adolescente chamou a atenção de uma gravadora, que assinou um contrato com ele em maio de 2014, o colocou em turnê com outros nomes do Vine e ainda soltou o single “Life on the Party”.

Capa do disco "Illuminate", de Shawn Mendes - Reprodução - Reprodução
Capa do disco "Illuminate", de Shawn Mendes
Imagem: Reprodução

A produção certeira que uniu voz, piano e uma bateria ecoada estreou em 24º lugar na lista das 100 músicas mais ouvidas, transformando o jovem de 16 anos no mais artista mais novo a fazer seu debute entre as 25 faixas mais reproduzidas nos Estados Unidos.

Bieber também bateu recorde atrás de recorde quando ainda era “de menor”, principalmente com “My Word 2.0”. E por falar nesse álbum, sabe quem roubou o posto de artista mais novo a ter um trabalho no topo do mercado norte-americano? Shawn Mendes.

A Island Records viu que o sucesso com o primeiro single renderia frutos saborosos para a empresa, e “Handwritten” chegou ao mercado com o hit “Stitches”, em 2015. Mais parecido com o que estava acostumado a apresentar no Vine, a música apostava na voz e violão do adolescente.

Mas foi com “Treat You Better”, do álbum “Illuminate”, no ano seguinte, que colocou Mendes definitivamente no mapa. A música alcançou o 1º lugar no Top 100 e o disco também foi líder no Top 200. Nada mal para quem tem tinha acabado de fazer 18 anos.

A veia folk com uns pitacos pop ganhou o público. Shawn Mendes, que tem um pezinho no Brasil pelo pai português, chega ao Rock in Rio na terceira turnê mundial e com três hits que chegaram ao topo do mercado norte-americano – o último é “There’s Nothing Holdin’ Me Back”.

Mendes se apresenta no Palco Mundo logo depois do Skank abrir os trabalhos no sábado (19h), e antes de Fergie (22h35) e Maroon 5 (00h25).