Topo

Anotou a placa do caminhão? Quem é a loira virtuosa no show de Alice Cooper

Do UOL, em São Paulo

21/09/2017 20h38

Nesta retomada do Rock in Rio, que se inicia nesta quinta-feira (21) com mais peso do que no fim de semana passado, uma descendente do compositor clássico Johann Strauss roubou a cena no Palco Sunset com um solo de guitarra. E não foi de "Danúbio Azul", a valsa mais famosa do austríaco.

Considerada uma das melhores guitarristas da atualidade, Nita Strauss, de 30 anos, tomou para si os holofotes durante o show do Alice Cooper na Cidade do Rock. Em dado momento da apresentação, Nita ficou sozinha no palco, balançando os cabelos louros de um lado para o outro, enquanto levava as mãos ágeis pela guitarra. Segurou a onda com um solo virtuoso.

A guitarrista californiana acompanha Alice desde 2014, quando substituiu provisoriamente outra musa das guitarras, Orianthi. Desde então, o cantor maquiado não largou a moça. "Ela parece uma modelo e toca como Eddie Van Halen, detona toda noite no palco", ele comentou recentemente em uma entrevista ao site "Ultimate Classic Rock".

No alto de seus 69 anos, o "avô das trevas" diz ter uma sintonia perfeita com a musicista, mas que ainda assim acontece um conflito de gerações.

"Um dia pedi para ela tocar 'Pinball Wizard' [música do The Who] em homenagem a John Entwistle e Keith Moon. E ela perguntou: 'O quê?', com cara de espanto. Eu repeti: 'Pinball Wizard, sabe?'. E ela disse que não conhecia. Eu falei para ela: 'Sabe, aquela música do Tommy, do The Who?'. E ela respondeu: 'Eu não tenho ideia do que você está falando'".

Apesar da ascendência erudita, Nita sempre teve predileção pelo rock e pelo metal. Começou a excursionar em 2001 com a banda cover The Iron Maidens, formado só por mulheres tocando, claro, Iron Maiden. Com a promoção recebida na banda de Cooper, ela deixou o grupo, mas continua viajando com as amigas a bordo de um projeto paralelo, a banda Femme Fatale.

Nita Strauss - Zanone Fraissat/Folhapress - Zanone Fraissat/Folhapress
Imagem: Zanone Fraissat/Folhapress