Topo

No RiR, Titãs prova que quem tem repertório não precisa fazer discurso

Do UOL, no Rio

23/09/2017 19h34

Era esperado que os Titãs, uma banda tradicionalmente engajada, levassem ao Palco Mundo do Rock in Rio 2017, neste sábado (23), uma enxurrada de críticas sociais. Não foi bem isso o que aconteceu: a banda só mandou um recado aos políticos antes do encerramento com "Vossa Excelência". E, mesmo poupando nas palavras, deixou sua mensagem de forma direta e eficaz, provando que quem tem repertório não precisa fazer discurso.

O resquício da formação original --Tony Bellotto, Sérgio Britto e Branco Mello-- ergueu a bandeira do rock nacional e deslanchou uma sequência de faixas ácidas que viraram hits das últimas três décadas. O repertório pé na porta ganhou arranjos mais pesados e a abertura, com "Lugar Nenhum", mostrou que o grupo queria deixar uma mensagem para quem estivesse no festival.

Além de destilar os hits subversivos, os Titãs ainda emendaram três músicas de uma ópera-rock divulgada como o novo projeto do quinteto, que é completado agora com o baterista Mário Fabre (que ocupou o lugar de Charles Gavin em 2010) e o guitarrista Beto Lee (que substituiu Paulo Miklos no ano passado).

Inclusive, o filho da eterna Rita Lee provou, novamente, que é um músico excelente e não foi um tapa buraco para a banda paulista. A dobradinha “Sonífera Ilha” e “Cabeça Dinossauro” incendiou a multidão aglomerada à frente do Palco Mundo.

Emendando um petardo atrás de outro, os Titãs passearam pela discografia de 33 anos, incluindo a versão de "Aluga-se", de Raul Seixas. "Muitos falam que essa música é como se fosse uma oração. Queria que essa musica fosse uma oração para a paz aqui no Rio de Janeiro, vamos ver se a gente consegue cantar todo mundo junto hoje", anunciou Sérgio Britto antes de tocar os acordes iniciais de "Epitáfio".

No set de 1 hora, "Polícia" e "Bichos Escrotos" encaminharam a apresentação energética da banda completa 35 anos em 2017. "Vossa Excelência" foi a escolhida para dar um fim no tom político Titãs: "Para encerrar, um recado para a nossa classe política brasileira", emendou Sérgio.