Aerosmith junta brasileiros e argentinos em grupo de fãs que roda o mundo
Renata Nogueira
Do UOL, em São Paulo
24/09/2017 18h21
Os argentinos são conhecidos como o público mais animado em grandes shows. E se juntaram a brasileiros, peruanos e várias outros latinos em um grupo que segue o Aerosmith por onde for há pelo menos 10 anos. Neste domingo (24), eles vão demonstrar toda sua alegria e animação no Allianz Parque, onde a banda norte-americana se apresenta com Def Leppard fechando o terceiro dia de São Paulo Trip.
O gaúcho Rafael Rosito, 34, tem 20 shows do Aerosmith no currículo. Só neste ano já viu a banda em Lisboa, Madri, Barcelona, Rio de Janeiro e agora em São Paulo. Os amigos argentinos também contabilizam números impressionantes. Javier Zabaleta, de Buenos Aires, tem 39 anos e já viu o Aerosmith 26 vezes. Um deles em Porto Alegre, em 2010, quando ficou hospedado na casa do amigo brasileiro mesmo sem conhecê-lo pessoalmente. "Uns conhecidos meus do mesmo grupo falaram que o Javier era super bacana e não hesitei em hospedá-lo".
A partir daí, nascia uma amizade para a vida toda. A rivalidade histórica entre brasileiros e argentinos com ele nunca aconteceu. "Somos irmãos", esclarece Javier. Rafael viajou recentemente para a Argentina para o aniversário de 15 anos da filha do amigo. Javier, aliás, é casado com uma peruana que conheceu justamente nas viagens para seguir a banda.
Entre as boas histórias do grupo -- que também costuma fazer plantão na porta dos hotéis em que o Aerosmith fica hospedado -- está uma vez que eles tomaram cerveja com o guitarrista Brad Whitford. "Foi em Brasília", recorda Javier.
Mariano Corini, outro argentino do grupo que também tem 26 shows no currículo, teve a sorte de ser convidado para entrar no camarim de Steven Tyler. Ele conta que ali, nada de álcool. Aos 69 anos, o vocalista do Aerosmith é adepto de alimentação natural para manter o pique que faz toda a diferença em suas performances memoráveis. O fã de 29 anos conversou por cerca de 10 minutos com o ídolo. "Ele é muito humilde", lembra.
Tanta dedicação tem um preço alto, mas eles evitam botar na ponta do lápis. "Nos programamos para tirar férias no periodo de turnê e vamos atrás deles", explicam. A banda até já reconhece o grupo de cerca de 40 pessoas. "Minha mulher até já subiu no palco para cantar com eles", destaca Javier.
Depois de São Paulo, o grupo de fãs que já esteve no Rock in Rio deve seguir a banda por Curitiba (27/9), Santiago (30/9), Rosário (3/10) e Monterrey (7/10).