Topo

2 Filhos de Helena: mãe de Zezé e Luciano é destaque em musical sobre dupla

Os atores Bruno Fraga (Luciano), Beto Sargentelli (Zezé Di Camargo) e Rodrigo Fregnan (Francisco), Luciano, Francisco, Zezé Di Camargo, Helena e a atriz Laila Garin (Helena) se abraçam após a pré-estreia do musical "2 Filhos de Francisco", em São Paulo - Manuela Scarpa/Brazil News
Os atores Bruno Fraga (Luciano), Beto Sargentelli (Zezé Di Camargo) e Rodrigo Fregnan (Francisco), Luciano, Francisco, Zezé Di Camargo, Helena e a atriz Laila Garin (Helena) se abraçam após a pré-estreia do musical "2 Filhos de Francisco", em São Paulo Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

04/10/2017 04h00

"Roteiro não se reescreve, se adapta", afirmava Luciano emocionado depois de assistir à pré-estreia de "2 Filhos de Francisco - O Musical". Doze anos após o lançamento do filme homônimo, a história da família Camargo ganha um novo formato no palco do teatro Cetip, em São Paulo, a partir desta quinta-feira (5). A afirmação de um dos elos de uma das duplas sertanejas mais famosas do Brasil tem relação com a escolha de convidar novamente o diretor Breno Silveira e a roteirista Carolina Kotscho - os nomes por trás do filme que levou mais de 5 milhões aos cinemas em 2005 - para recontar a transformação dos irmãos Mirosmar e Welson na dupla Zezé Di Camargo e Luciano.

A ideia de se manter fidedigno ao filme deu certo. Estão lá cenas famosas como a que o pai faz os filhos comerem ovo cru para calibrar a voz. Mas apesar de Francisco seguir com o protagonismo que o nome do espetáculo sugere, a adaptação que Luciano fez questão de destacar deu bastante fôlego à figura da mãe. Interpretada por Laila Garin, atriz que se destacou na cena dos musicais como Elis Regina, dona Helena tem cenas próprias e seu canto conduz o sonho do marido. Ele é o único que não canta na peça.

Os atores Beto Sargentelli e Bruno Fraga são Zezé Di Camargo e Luciano no musical "2 Filhos de Francisco" - Manuela Scarpa/Brazil News - Manuela Scarpa/Brazil News
Beto Sargentelli e Bruno Fraga são Zezé Di Camargo e Luciano
Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

"Foi uma decisão maluca minha de desejar que o Francisco não cantasse. Ele toca a peça e as outras pessoas concretizam os sonhos dele. O Francisco não cantava, mas era apaixonado por música. Por outro lado, a dona Helena canta. A participação de Helena é muito maior e corrige um defeito do filme. Faltava um pouco de Helena, ela que cantava e ensinava os meninos", explica Breno Silveira ao UOL.

Ao relembrar sua infância, Luciano confirma a versão do diretor. "Na vida real quem canta é a minha mãe. Meu pai não sabia cantar. Meu pai ouvia nossos irmãos e corrigia. E a minha mãe, como já era evangélica e cantava vários hinos, foi quem ensinou meus irmãos com o que ela chama de corinho." 

A roteirista Carolina Kotscho, que também é autora da biografia de dona Helena Camargo, diz que antes mesmo da estreia já ouviu chamarem o musical de "Dois Filhos de Helena". Luciano completa elogiando o trabalho dela e da atriz que interpreta a mãe. "A Laila conseguiu trazer a dona Helena para a música, além de mostrar a Helena de fibra, a força por trás do Seu Francisco. É o que a Carol tinha colocado no livro até então."

A dona Helena da vida real entendeu a mensagem. Na pré-estreia, a mãe de Zezé Di Camargo e Luciano teve de ser amparada pelas netas e familiares ainda no intervalo, emocionada por reviver a própria história. "Agora eu também sou mãe, vejo a história da minha avó e me emociono muito", comentou a neta Wanessa Camargo, que ainda não tinha José Marcus e João Francisco na época em que o filme estreou. 

Francisco diferente

Zezé Di Camargo, o diretor Breno Silveira, o ator Rodrigo Fregnan, Francisco e Luciano na pré-estreia de "2 Filhos de Francisco" - Marcos Ribas/Brazil News - Marcos Ribas/Brazil News
Zezé Di Camargo, o diretor Breno Silveira, o ator Rodrigo Fregnan, Francisco e Luciano na pré-estreia do musical
Imagem: Marcos Ribas/Brazil News

Mesmo sem cantar, o Francisco do ator Rodrigo Fregnan também emociona ao conduzir o espetáculo. "O Rodrigo conseguiu vestir a pele do Francisco. Ele fez o meu pai diferente do que o Ângelo fez no filme e que foi um grande sucesso, e ainda assim me surpreendeu", comenta Luciano. Para Breno Silveira, que dirigiu Ângelo Antônio em 2005, o ator do musical transformou o Francisco do filme em outra figura. Ele destaca ainda o papel das crianças que interpretam Zezé e Luciano na infância e o irmão Emival, primeiro a fazer dupla com Zezé e que morreu em um acidente.

Os cinco meninos que se revezam no musical vieram de Goiás, do interior de São Paulo e do interior de Minas Gerais depois de testes com crianças da capital. "Nas primeiras audições os meninos de São Paulo cantavam como em musicais da Disney. Já esses meninos que vem de lá têm esse sonho de verdade, de virar uma dupla caipira. Isso muda tudo. Muda o enfoque, muda o comportamento no palco. Através da verdade é que se consegue ganhar o nosso público. É aí que a gente emociona", destaca o diretor sobre a seleção.

Completam o elenco Beto Sargentelli e Bruno Fraga como Zezé Di Camargo e Luciano adultos, Eline Porto como Zilu (ex-mulher de Zezé e ausência sentida na pré-estreia), Paulo de Melo como Benedito (pai de Helena), e Ubiracy Paraná do Brasil como o empresário Miranda, além de grande elenco de apoio.

"2 Filhos de Francisco - O Musical" é a primeira experiência de Breno Silveira no teatro. O diretor ainda lembra que o filme também foi seu primeiro longa. "Sabia que o projeto do musical já estava rolando, mas nunca imaginei que eles fossem me chamar de novo. Foi uma surpresa, mas muito difícil de recusar. Essa história é tão próxima de mim, do coração, faz tanta parte da minha vida que eu também ia ficar muito triste se outra pessoa dirigisse", admite.

Zezé Di Camargo e sua noiva, Graciele Lacerda, na pré-estreia do musical "2 Filhos de Francisco" - Marcos Ribas/Brazil News - Marcos Ribas/Brazil News
Zezé Di Camargo e sua noiva, Graciele Lacerda, na pré-estreia do musical
Imagem: Marcos Ribas/Brazil News

Filha de Zezé quase entrou para o elenco

Camila Camargo chegou a fazer testes para o elenco do musical sobre a história de sua família. A filha de Zezé e Zilu começou a carreira em um musical no mesmo ano em que o filme saiu. Mas um problema de agenda impediu que a atriz fizesse parte do elenco de "2 Filhos de Francisco - O Musical". "Estou com a novela 'Carinha de Anjo' (SBT) e ficou impossível de conciliar. Participei de todas as fases de audição, encontrei todos meus amigos", conta a filha do meio do cantor.

Um dos amigos é Beto Sargentelli, que interpreta Zezé. "Já trabalhei com o Beto. Ele está fazendo o papel brilhantemente. Ele está brincando de fazer meu pai e é muito parecido em vários aspectos. Conheço ele há um bom tempo e falei que nunca tinha reparado o quanto eles eram parecidos."

A atriz Camila Camargo, filha de Zezé Di Camargo e Zilu, prestigia a pré-estreia do musical "2 Filhos de Francisco" - Marcos Ribas/Brazil News - Marcos Ribas/Brazil News
A atriz Camila Camargo, filha de Zezé e Zilu
Imagem: Marcos Ribas/Brazil News

Camila admite que é difícil analisar o musical sem ser tomada pela emoção, mas faz uma tentativa. "Pensando como alguém que trabalha com teatro musical, o espetáculo está lindo. Ele é brejeiro, nativo, nosso, teatro brasileiro. Estamos acostumados com megaproduções de fora e esse espetáculo é a essência. E as pessoas se identificam."

"2 Filhos de Francisco - O Musical" estreia oficialmente nesta quinta-feira (5), às 21h. O espetáculo fica em cartaz em São Paulo até 17 de dezembro e deve seguir para o Rio de Janeiro e outras cidades.

Serviço

"2 Filhos de Francisco - O Musical"
Local: Teatro Cetip (Rua Coropé, 88 - Pinheiros - São Paulo)
Quando: De 5 de outubro a 17 de dezembro
Quintas e sextas às 21h
Sábados às 17h e 21h
Domingos às 16h e 20h
Quanto: R$ 25 (meia entrada plateia superior B) a R$ 180 (inteira plateia premium)
Ingressos à venda em www.ticketsforfun.com.br e na bilheteria do teatro
Duração: 120 minutos em dois ator (com intervalo de 15 minutos)
Capacidade: 627 lugares