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Associação faz apelo a Paul McCartney para apoiar a doação de órgãos

Marcelo Justo/Folhapress
21.11.2010 - Paul McCartney toca no estádio do Morumbi, em São Paulo Imagem: Marcelo Justo/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

13/10/2017 21h21

A Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) está em uma missão com Paul McCartney para que o ex-Beatle ajude a conscientizar as pessoas para a necessidade de transplantes no país.

A ideia da campanha é que o inglês grave um vídeo em que troca o refrão de "Live and Let Die" (viva e deixe morrer, em português) para "Die and Let Live" (morra e deixe viver). O vídeo de divulgação do projeto traz o brasileiro José Roberto Paz, que teve o coração transplantado após passar 15 anos em uma fila de espera. 

A campanha que ganhou a hashtag "#Sing4LifePaul" começou em março deste ano, após a turnê brasileira do músico ser anunciada. “Paul tem milhões de seguidores nas redes sociais e é um influenciador desde sempre. Nosso pedido é que ele grave um vídeo cantando a versão da clássica canção ‘Live and Let Die’, do Paul McCartney & The Wings, para dar a dimensão e importância para o assunto",  explica Roberto C. Manfro, Presidente da ABTO. 

Queremos que as pessoas se sintam incentivadas e impactadas com a iniciativa a tornarem-se doadoras de órgãos”, completa.

O vídeo original da iniciativa já passou a marca das 200 mil visualizações e chamou a atenção da mídia. Tanto jornalistas, celebridades e influenciadores digitais se engajaram, inclusive os times de futebol Corinthians, Santos e Fluminense, que também chamaram a atenção dos torcedores para a importância da causa. 

Um levantamento recente apontou que hoje 30 mil pessoas estão na fila à espera de um transplante e 43% das famílias brasileiras entrevistadas pela Associação não autorizam a doação de órgãos.

Paul McCartney dá início à perna brasileira da turnê "One on One" nesta sexta-feira (13) em Porto Alegre. O ex-Beatle ainda toca em São Paulo (domingo, 15), Belo Horizonte (terça, 17) e Salvador (sexta, 20). 

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