Topo

Gilberto Gil lembra feito histórico há 50 anos: "Quase não me apresentei"

17.set.2016 - Caetano Veloso e Gilberto Gil se apresentaram juntos no palco do Citibank Hall, em São Paulo, com a turnê "Dois Amigos, Um Século de Música" - Rafael Cusato/Brazil News
17.set.2016 - Caetano Veloso e Gilberto Gil se apresentaram juntos no palco do Citibank Hall, em São Paulo, com a turnê "Dois Amigos, Um Século de Música" Imagem: Rafael Cusato/Brazil News

Do UOL, em São Paulo

21/10/2017 11h30

Em 1967, Gilberto Gil se apresentou ao lado dos Mutantes no 3º Festival Popular da TV Record e tocou o clássico "Domingo no Parque", que ficou em segundo lugar na disputa. 

Riquíssima em figuras de linguagem, a canção sobre os amigos José e João era extremamente moderna para a época e casava com a ideia da Tropicália, manifestação cultural que lutava contra a ditadura e reunia diferentes manifestações da cultura brasileira e internacional.

"Há 50 anos acontecia a final do III Festival da Música Brasileira. Naquela época, cada artista buscava trazer novidades em suas canções, e assim também era 'Domingo no Parque'", lembrou o músico nas redes sociais. 

"A música se encaixava em uma moldura maior, o Tropicalismo. Procurava embaralhar as cartas da música popular e desconstruir seus elementos rígidos, reconstruindo-os trazendo outros tijolos. Quase não me apresentei naquela noite. Mas se não tivesse vencido o medo, talvez não tivesse vencido o resto", acrescenta.