Topo

Malcolm Young, guitarrista do AC/DC, morre aos 64 anos

Angus e Malcolm Young, em março de 2000 - AFP - AFP
Malcolm (dir) em foto com o irmão Angus, em 2000
Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

18/11/2017 11h41

Malcolm Young, guitarrista e um dos fundadores do AC/DC, morreu aos 64 anos, de acordo com um comunicado oficial publicado pela banda neste sábado (18). Há anos, ele sofria de demência, doença que em 2014 o afastou da banda da qual foi parte por mais de 40 anos. 

"É com pesar e tristeza que o AC/DC anuncia o falecimento de Malcom Young", dizia o texto. "Malcolm, ao lado de Angus, foi o fundador e criador do AC/DC. Com grande dedicação e comprometimento, ele era uma das forças por trás da banda. Como guitarrista, compositor e visionário, ele foi perfeccionista e um homem único. Ele sempre fez e disse exatamente o que queria. Ele tinha muito orgulho de todos os seus feitos. Sua lealdade aos fãs era incomparável". 

Veja mais

Angus lamentou a morte do irmão em uma mensagem postada na página da banda: "Como seu irmão, é difícil expressar em palavras o que ele significou para mim durante a minha vida, o laço que tínhamos era único e muito especial. Ele deixa um legado enorme que durará para sempre."

Segundo outro texto divulgado pelo grupo, Malcolm "morreu tranquilamente com sua família ao seu lado". Ele deixa sua mulher Linda, os filhos Cara e Ross, três netos e uma irmã, além do irmão Angus.

A família pediu que os fãs dessem privacidade "nesse momento de pesar e luto" e que, em vez de enviar flores, fizessem doações para o Exército da Salvação. 

Os fãs que desejaram deixar suas mensagens de solidariedade poderão fazê-lo por meio do site Sydney Morning Herald Malcolm Young Memorial, que será disponibilizado na próxima semana. 

Considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos, Malcom Young nasceu em Glasgow (Escócia) no dia 6 de janeiro de 1953. Ele fundou o AC/DC em 1973, quando tinha apenas 20 anos. A última turnê da qual ele participou foi a do álbum "Black Ice", que chegou ao fim em 2010. 

Atualmente, apenas Angus segue como integrante original do grupo.  

Afastamento da banda

No início de 2014, Malcolm Young se afastou do AC/DC para tratar um problema de saúde e não participou da gravação do álbum "Rock or Bust". Só meses mais tarde, porém, é que foi revelado ao público que ele estava Internado em uma casa de repouso em Sydney, na Austrália, com demência. 

Ele já demonstrava sinais da doença quando a banda estava trabalhando em seu álbum de 2008, “Black Ice”.

"Quando estávamos escrevendo músicas juntos, eu e ele, era perceptível", contou Angus a um programa de TV australiano na época. "Malcolm foi sempre muito organizado. Foi meio estranho, porque foi a primeira vez que eu o vi desorganizado, confuso sobre um monte de coisas. Foi quando caiu a ficha de que as coisas não estavam bem para ele”, disse, ao lado do vocalista Brian Johnson.

Segundo ele, Malcolm seguiu compondo até não conseguir mais. “Quando estávamos realmente fazendo esse álbum, sim, tornou-se ainda mais evidente. Ele ficava confuso só de viajar de um lugar para outro e fazer outras coisas", revelou.

Sobrinho de Angus e Malcolm, Steve Young substituiu o guitarrista na gravação do disco.