Topo

Sai pra lá, Capiroto! As músicas mais demoníacas do metal

Dave Grohl interpretou o Diabo no filme "Tenacious D" - Reprodução
Dave Grohl interpretou o Diabo no filme "Tenacious D" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

18/11/2017 04h00

O metal sempre foi um gênero relacionado ao lado "negro da força". Enquanto muitos acham isso besteira e curtem o metal pelo som, algumas bandas se apoiaram no clichê "música do demônio" para conquistar seu espaço na indústria.

UOL listou 8 músicas -- tanto de bandas grandes como de grupos que não possuem tanto nome no mainstream -- que metem medo em qualquer um. Ouça se você tiver coragem...

"The Oath" - Mercyful Fate

"Juro ser daqui em diante / Um fiel servo de seu / Arcanjo mais poderoso / O príncipe Lúcifer", vocifera a banda logo no início do disco "Don't Break the Oath", o segundo do Mercyful Fate. Dominando os vocais e os teclados, King Diamond mostra toda sua genialidade com os acordes iniciais. A chuva caindo em plena tempestade e o tom de missa satânica transformaram a faixa em um cult classicão para os fãs do gênero. A composição de Diamond versa sobre ser fiel ao demônio, o Lorde Satã, e dar sua alma a ele.

"Lord of this World" - Black Sabbath

Adivinha quem é o Senhor deste mundo que o Sabbath está falando? A faixa do álbum "Master of Reality" mostra o auge do quarteto Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geeze Butler e Bill Ward, tanto na parte instrumental quanto na letra sinistra escrita por eles. Os integrantes da banda já se cansaram de falar que não são satanistas nem nada deste tipo, que apenas viram uma brecha no mercado e seguiram por este caminho, mas a letra assusta qualquer um: "Senhor deste mundo / Dono do mal / Senhor deste mundo / Ele é o seu confidente".

"Homage for Satan" - Deicide

Caso você não consiga entender o que o vocalista está falando (a gente também não entendeu, relaxa), vai aqui um trecho: "Homenagem para Satã jurado ao diabo, mestre Profano / Destrua os céus / A homenagem para Satã, a invocação, governa o não desejado". Pois é, a banda de metal extremo é conhecida pelos temas cabulosos. Traduzimos o nome de algumas músicas para você: "F*** seu Deus", "Mate os Cristãos", "Bastardo de Cristo" e "Nas Mentes do Mal".

"Con Clavi Con Dio" - Ghost

Papa Emeritus entrega um louvor a Lúcifer nesta canção do álbum "Opus Eponymous". O grupo que une o peso do metal em apresentações teatrais grandiosas, reproduzindo missas sobre o palco, identifica que "Oh, você chefe rebelde, destruidor da Terra / Ergue-se do precipício através do nascimento". Os músicos -- conhecidos como nameless ghouls -- tocam ao vivo fantasiados e são comandados pela figura central (e aterrorizante) do vocalista.

"The Number of the Beast" - Iron Maiden

Uma das músicas do "demo" mais popular no mundo (competindo cabeça a cabeça com o disco virado para trás da Xuxa), este clássico do Iron Maiden tem a introdução mais celebrada do metal, quando o fatídico número 666 é relacionado à besta. Bruce Dickinson e companhia relatam a experiência perturbadora do encontro com o demônio, em uma noite negra onde nas névoas formas escuras se moviam e retorciam. Baita clássico.

Possessed (by Satan) - Gorgoroth

"Orgulhoso no brilho sem fim das igrejas / Queimando em nome de Satanás / Como um espinho no olho de Deus". Sim, Gorgoroth não está para brincadeira. A banda de black metal norueguesa lançou a primeira demo (sem trocadilho) já metendo o pé na porta das polêmicas, preocupando diversos pais das cidades do país nórdico. Enquanto as outras bandas mais brincam de adoradores do demônio do que realmente são, o Gorgoroth não. O guitarrista Infernus se considera o "ministro de Satã na Terra" e formou a banda para expandir as crenças das trevas.

"Welcome to Hell" - Venom

O Venon é uma das pioneiro do black metal e tem um dos logos mais fantásticos do gênero pesado. A banda que chocou muitas famílias desde os anos 80 versa na faixa: "Queimando vidas, queimando / Pedindo-me pela misericórdia de Deus / Um ancião lamenta, choramingando / Assumindo rápido a forma de um cão". Os urros assustadores do vocalista Cronos fazem parte da história do metal. Mas que dá medo, ah, isso dá.

"Hell Awaits" - Slayer

Slayer também não pode faltar numa lista dessa. A música começa com gritos de "Su Nioj" (Join Us ao contrário, ou seja, 'Junte-se a Nós' em português) antes da banda norte-americana descrever como é o inferno com anjos lutando, legiões matando e os portões abertos para receber o chamado do Senhor. A faixa virou um dos grandes sucessos do grupo, e deu nome ao segundo álbum do Slayer.