Topo

Cantores negros são eliminados no "The Voice", e internet vê preconceito

Isabel Antonio e Alexandre Massau, eliminados no "The Voice Brasil" nesta terça (5) - Reprodução
Isabel Antonio e Alexandre Massau, eliminados no "The Voice Brasil" nesta terça (5) Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

05/12/2017 23h53

A fase de batalhas de técnicos do “The Voice Brasil”, que começou nesta terça (5), teve oito duelos, 12 classificados e viu Ivete Sangalo terminar como grande vencedora, com quatro vitórias em embates envolvendo seus pupilos. A edição deste noite, primeira com transmissão ao vivo da Globo na temporada, também teve sua dose polêmica: dois candidatos foram eliminados no voto popular contrariando o desejo da maioria nas redes sociais.

A primeira foi a refugiada congolesa Isabel Antonio, de 16 anos, que cantou “Emoções”, de Roberto Carlos, e acabou superada por Douglas Alessi com “Sing”, de Ed Sheeran. O segundo, o mineiro Alexandre Massau. Ele defendeu “Minha Menina”, de Maurício Manieri, e foi derrotado por Sérgio Dalcin com “Deus e Eu no Sertão”, da dupla Victor e Leo.

Apesar de todas as performances terem sido elogiadas no programa e das diferenças parelhas nas votações 46% contra 54% e 45% contra 55%, muitos internautas criticaram duramente a escolha do público, feita no site da emissora. Alguns, mais exaltados, chegaram a afirmar que a beleza estaria falando mais alto que a música, Outros insinuaram que os eliminados em questão, ambos negros, teriam sido alvo de racismo.

Em tempo, nas quatro batalhas que confrontaram cantores brancos e negros nesta terça, apenas em uma o candidato negro se deu melhor na avaliação popular: a baiana Gab Ferreira, que venceu a carioca Mariana Volker.

Ainda no campo da controvérsia, outro fato chamou a atenção da web durante a exibição do programa, uma suposta diferença da modulação sonora entre os participantes. Para alguns internautas, certos candidatos teriam sido prejudicados por o instrumental da banda estar mais alto do que em outros, como no caso de Jota.Pê (eliminado) e Douglas Alessi (classificado).

Alheios ao burburinho das redes sociais, os 12 classificados para a próxima fase do programa são Gab Ferreira, Alinne Alves, Tiago Velame, Samantha Ayara, Douglas Alessi, Sérgio Dalcin, Day e Juliano Barreto, que venceram duelos, e Alysson e Adysson, Vinicius D'black, Mariana Coelho e Carol Biazin, que ganharam imunidade dos técnicos e passaram automaticamente de fase.

A próxima edição do "The Voice Brasil" acontece na próxima quinta (7), com os candidatos sendo redistribuídos entre os técnicos. Com a vitória na fase de batalhas, Ivete Sangalo terá ainda direito a uma "carta coringa" a ser usada com os concorrentes.