U2 lidera paradas com novo álbum e chega onde nenhuma banda havia alcançado
“Songs of Experience”, o recém-lançado álbum dos irlandeses do U2, chegou para elevar o status de lenda da banda. O disco chegou ao número 1 das paradas da Billboard e, além desta já notável conquista, fez a banda ser a única da história a liderar os charts pelo menos uma vez nas décadas de 1980, 1990, 2010 e 2010.
Apesar de ser a primeira banda a atingir este recorde, outros três artistas solo também tiveram discos número 1 nestas quatro décadas: Janet Jackson, Bruce Springsteen e Barbra Streisand.
De acordo com dados da Nielsen Music, que abastecem e formam o ranking Billboard 200, o álbum vendeu 186 mil unidades em sua primeira semana. Com isso, “Songs of Experience” é o maior disco de rock na liderança das paradas desde que o Metallica lançou “Hardwired… To Self-Destruct”, que vendeu 291 mil unidades, no começo de dezembro de 2016.
O ranking da Billboard 200 ranqueia os álbuns mais populares da semana nos Estados Unidos, baseando-se no consumo conjunto de venda de unidades físicas, vendas de faixas online e execuções em streaming.
As vendas de “Songs of Experience” tiveram uma ajuda de vendas casadas de ingressos para shows e o álbum. A nova turnê da banda começa em maio. O novo disco é uma continuação de “Songs of Innocence”, de 2014, que foi oferecido aos usuários do iTunes, da Apple.
A última vez em que o U2 havia liderado as paradas foi em 2009, com “No Line on the Horizon”, que vendeu 484 mil álbuns na primeira semana. Os outros discos que chegaram ao número 1 são: "How to Dismantle an Atomic Bomb" (2004), "Pop" (1997), "Zooropa" (1993), "Achtung Baby" (1991), a trilha sonora de “Rattle and Hum” (1988) e "The Joshua Tree" (1987).
O U2 é o sexto artista com mais álbuns número 1 da história, empatado com Kenny Chesney e Madonna - contando apenas bandas, pularia para o terceiro lugar. Os Beatles seguem na liderança (com 19), seguidos por Jay-Z (14), Bruce Springsteen e Barbra Streisand (11 cada), Elvis Presley (10) e Garth Brooks e Rolling Stones (9 cada). Ficaram para trás, com 7: Paul McCartney/Wings, Led Zeppelin, Kanye West, Janet Jackson, Eminem, Drake e Kenny Chesney.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.