Topo

Quem é a drag brasileira que quase tombou Katy Perry com "Bumbum Tremendo"

Cena do clipe de "Bumbum Tremendo" - Reprodução/YouTube
Cena do clipe de "Bumbum Tremendo" Imagem: Reprodução/YouTube

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

20/12/2017 22h01

Quem estava atento aos assuntos mais comentados da internet no início da noite desta quarta-feira (20) deu de cara com um "Bumbum Tremendo". Mas não se tratava de outra música inédita de Anitta. A nova ode ao bumbum vem do Nordeste, mais precisamente de Natal, e leva a assinatura da drag queen Kaya Conky, de 21 anos. 

A música chegou a disputar popularidade com "Hey Hey Hey", clipe da norte-americana Katy Perry também lançado nesta quarta. "Bumbum Tremendo" ficou colada ao clipe da norte-americana entre os assuntos mais comentados do Twitter, algo inédito para Conky.

"Já tinha entrado nos TT's, mas local (de Natal). Só que a Katy Perry foi lançar música no mesmo dia que eu, aí fica difícil competir. Foi a primeira vez que entrei nos assuntos mais comentados do Brasil, fiquei muito feliz", conta a artista por telefone ao UOL.

Clipe de Kaya Conky encostou em Katy Perry nos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Clipe de Kaya Conky encostou em Katy Perry nos assuntos mais comentados do Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Conky que pode ser lido "conqui" ou "com KY" é o nome artístico de Igor Ferreira, que antes de investir na carreira de DJ e cantora trabalhava com telemarketing. Ela passou a se apresentar montada há três anos, e - além do trabalho tradicional - também acabou desistindo da faculdade de turismo quando viu que tinha futuro na música. 

O funk "Bumbum Tremendo" é o primeiro single de Kaya, mas a drag já experimenta o gosto do sucesso há cerca de um ano, quando viralizou com outra música própria: "E Aí Bebê". Somando áudio e clipe da primeira música autoral, já são quase 4 milhões de visualizações somente no YouTube. Já o novo clipe, além do sucesso no Twitter, também aparece nos vídeos em alta do YouTube horas depois do lançamento.

A drag, aliás, se define como "filha do YouTube". Além de ter viralizado na plataforma de vídeos, foi lá também que ela encontrou tutoriais para fazer suas primeiras maquiagens e produções.

O sucesso da primeira música levou a cantora a abrir shows para drags reconhecidas nacionalmente como Pabllo Vittar e Lia Clark, além de parcerias com outros nomes que vem ganhando destaque fora da cena LGBT. Mais um motivo que levou "Bumbum Tremendo" a ganhar tanto destaque no dia de seu lançamento.

Kaya tem feito até dez apresentações por mês. Ela já rodou por todas as regiões do Brasil com apresentações em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Brasília, Goiânia, Passo Fundo (RS), Salvador, Fortaleza, João Pessoa e várias outras cidades do Nordeste. Na capital potiguar, onde vive desde os 11 anos, foi batizada por seus fãs como "dona de Natal".

A drag queen Kaya Conky - Divulgação - Divulgação
Apresentação da drag queen Kaya Conky
Imagem: Divulgação

Entre suas referências, a drag queen cita Lia Clark que também trabalha com funk, e Pabllo Vittar, um dos grandes nomes da música de 2017. "O material que ela produz é algo que todas nós, drags, nos identificamos muito. E a gente vê que isso está dando muito certo. O mercado está consumindo o que ela está oferecendo", entende sobre a aceitação das músicas e da estética por um público fora da esfera LGBT.

"É muito animador, pois você vê acontecendo com ela e percebe que tudo é uma questão de empenho e trabalho. Acredito que o mercado sempre estará aberto para quem produzir algo de qualidade. O maior marco da Pabllo é ter conseguido levar as drags para fora do alternativo e LGBT. Depois que o drag saiu dessa zona acabou validado. Basta fazer coisas legais. Enquanto tiverem artistas drag queens produzindo bons conteúdos, vai continuar rolando.”