Topo

Entenda como a 1ª banda submersa do mundo se apresenta ao vivo

Integrante da banda AquaSonic, que se apresenta totalmente submersa  - Reprodução/Youtube
Integrante da banda AquaSonic, que se apresenta totalmente submersa Imagem: Reprodução/Youtube

Do UOL, em São Paulo

12/01/2018 15h08

Haja fôlego para os cinco integrantes de AquaSonic, a primeira banda submersa do mundo. O ambicioso projeto dinamarquês levou anos para ser desenvolvido, principalmente para a criação dos instrumentos especiais.

Mergulhadores, cientistas e artesãos foram convocados para dar uma força ao quinteto, que fez o primeiro show em 2016 e acabou de integrar o festival de Sydney, na Austrália, em janeiro de 2018.

"É muito desafiador tocar música debaixo d'água", define Robert Karlsson, cofundador do AquaSonic, ao "Mashable". "Essa obstrução possibilita uma responsabilidade grande dos artistas... Você não pensar em mais nada, e acho que o público consegue sentir isso".

"A água é algo que todos temos em comum, além da religião e da cultura, o que faz crer que a apresentação conversa com um público muito vasto -- não apenas uma casa de show ou uma apresentação casual."

Laila Skovmand teve a ideia de formar uma banda "diferente" em 2002, quando ficou curiosa com o canto submerso. Para isso, ela encheu um balde com água e saiu por aí cantando. Depois de alguns anos, a cantora teve a chance de se apresentar totalmente debaixo d'água em um laboratório na Europa, inclusive arriscando tocar alguns instrumentos.

A "rotacorda" -- instrumento de corda em que uma roda toca as cordas -- e o "cristalfone" -- instrumentos de vidro com uma tigela -- foram desenvolvidos a partir de diversas tentativas e erros por parte dos integrantes da banda. Os instrumentos possuem um microfone para expandir o som nas apresentações ao vivo.

Mas a pergunta que não quer calar: como segurar a respiração por tanto tempo? A resposta é mais simples (e sem graça) do que imaginam. "Nós subimos e respiramos entre as frases. Alguns momentos são planejados cuidadosamente na composição, enquanto outros são mais tranquilos", explica Karlsson.

Veja abaixo um trailer da banda AquaSonic: