Topo

Música

O que significa "Machika", o nome da música de J Balvin com Anitta e Jeon?

Reprodução/Facebook/J Balvin
Jeon, J Balvin e Anitta nos bastidores de gravação de "Machika" Imagem: Reprodução/Facebook/J Balvin

Do UOL, em São Paulo

19/01/2018 16h23

Afinal, o que é "Machika"? O nome complicado da nova música de J  Balvin com Anitta e Jeon ajudou a manter o mistério em cima do lançamento do cantor colombiano. Mas agora que o clipe e a música finalmente foram revelados, a escolha faz sentido. "Machika" é uma palavra em papiamento, um dialeto falado em Aruba, terra natal de Jeon.

Se em inglês, "machika" significa "smash", em português pode ser traduzido como bombar, quebrar tudo, arrebentar, lacrar. E era essa a intenção do clipe com ares cinematográficos que uniu os três artistas latinos. 

"Ter trabalhado com Willy William, e depois, Beyoncé [em 'Mi Gente'], ajudou a internacionalizar minha música, mas sem deixar de lado a minha cultura, que eu carrego em meu peito. Estou muito animado em seguir trilhando esse mesmo caminho com 'Machika' - música em que trabalhei com colaboradores de várias partes do mundo. Desde o Brasil, passando por afro-caribenhos e música eletrônica da Europa. Dessa forma continuamos levando a mistura do reggaeton para todo mundo", declarou J Balvin em nota sobre o lançamento.

O discurso do colombiano que chegou ao número 1 das paradas globais com "Mi Gente" faz sentido. Além de assinar sua terceira parceria com Anitta, ele está abrindo muitas portas para Jeon. 

Jeon  Arvani é produtor, compositor e cantor de Aruba. É nessa ordem que ele se apresenta em suas redes sociais. O músico caribenho deve ganhar muita atenção internacional depois do lançamento do single.

"Trabalhar com o Balvin e a Anitta nesta canção foi uma verdadeira honra e estou pronto para futuros projetos juntos. Quero levar minhas raízes caribenhas para terras internacionais", declarou o músico em nota após o lançamento do clipe.

Para se ter uma ideia, até essa sexta-feira (19), dia do lançamento de "Machika", Jeon contabilizava 32 mil seguidores em seu Instagram, enquanto J Balvin acumulava 20 milhões e Anitta, 26 milhões.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!