Topo

Líder da banda The Fall, Mark E. Smith morre aos 60 anos

O músico Mark E. Smith, da banda The Fall, morre aos 60 anos - Yui Mok/AP
O músico Mark E. Smith, da banda The Fall, morre aos 60 anos Imagem: Yui Mok/AP

Do UOL, em São Paulo

24/01/2018 18h08

Líder da banda de pós-punk The Fall, Mark E. Smith morreu nesta quarta-feira (24) aos 60 anos. A causa da morte ainda não foi revelada, mas no final do ano passado o cantor inglês já havia sido hospitalizado pelo que foi referido, na época, como "questões médicas bizarras e raras relacionadas à garganta e ao sistema bucal/dental e respiratório".

Em comunicado, a empresária da banda, Pam Vander, confirmou a morte de Smith. "É com profundo pesar que anunciamos a morte de Mark E. Smith. Ele morreu esta manhã em casa. Um comunicado mais detalhado será divulgado nos próximos dias. Enquanto isso, a família de Pam & Mark pede por privacidade neste momento triste", diz a nota.

Mark E. Smith era considerado um anti-herói do rock. A atitude anarquista e agressiva que adotou durante toda carreira fez com que a banda passasse por diversas configurações desde sua formação inicial, em 1976: o grupo teve 66 integrantes diferentes ao longo dos anos, entre músicos fixos e convidados.

Smith nasceu em 5 de março de 1957, em Salford, na Inglaterra, e tinha apenas 19 anos quando montou o The Fall, depois de assistir a um show do Sex Pistols em Manchester. 

A unidade e a solidez da repetição do baixo e da bateria da banda, com seu ritmo marcial, destacaram o vocal anasalado e rouco característico do músico inglês. Apesar de nunca ter tido grande sucesso comercial, o The Fall foi uma das mais influentes do punk e do rock alternativo.

Banda prolífica, o The Fall lançou mais de 30 discos, o último deles em 2017 ("New Facts Emerge").