Topo

Festival do Rio de cinema terá a exibição de 200 filmes

A atris Bruna Linzmeyer em cena de "O Grande Circo Místico" - Divulgação
A atris Bruna Linzmeyer em cena de "O Grande Circo Místico" Imagem: Divulgação

Da Agência Brasil

01/11/2018 21h02

Começa nesta quinta (1º) a 20ª edição do Festival do Rio, um dos principais eventos do circuito do cinema no país. Serão exibidos 200 filmes de 60 países, divididos em 11 mostras.

A sessão de abertura será no Cine Odeon, na Cinelândia, com a exibição do novo filme de Steve McQueen, "As Viúvas", estrelado por Viola Davis. No encerramento, dia 11, também no Cine Odeon, será exibido o filme inédito de Cacá Diegues "O Grande Circo Místico", representante do Brasil na corrida pelo Oscar em 2019.

A partir de amanhã, a mostra abre para o público com salas em Niterói e em diversos pontos da cidade, como Gávea, Botafogo, Ipanema, Catete, Copacabana, Flamengo e Guadalupe. As tradicionais sessões populares seguidas de conversas com o público acontecem no Centro Cultural Cine Odeon e no Estação NET Rio.

O Cinema Brasileiro estará representado por 84 obras, entre curtas e longas metragem, tanto documentários como de ficção. Quatro clássicos do cinema nacional serão exibidos em versões restauradas: "Rio 40 Graus" e "Rio Zona Norte", ambos do cineasta Nelson Pereira dos Santos, "Pixote, a Lei do Mais Fraco", de Hector Babenco, e "Central do Brasil", de Walter Salles.

Entre os destaques da programação estão: "Se Esta Rua Falasse", de Barry Jenkins, que foi exibido no Festival de Toronto, "A Casa que Jack Construiu", de Lars von Trier, e "Assunto de Família", vencedor da Palma de Ouro de 2018. O público poderá assistir também às obras "Guerra Fria", "O Mau Exemplo de Cameron Post", "No Portal da Eternidade", "Rafiki", "A Pé Ele Não Vai Longe", "Vida Selvagem", "A Favorita" e "O Peso do Passado", entre outras.

Serão distribuídos no Festival o 5º Prêmio Felix, para filmes de temática LGBT, para o qual concorrem 29 títulos; o Prêmio Geração, para um dos seis filmes que têm como público crianças e adolescentes. Os filmes brasileiros têm a oportunidade de concorrer ao Troféu Redentor, ao Novos Rumos e à Première Brasil, que recebem o Prêmio Petrobrás de Cinema.

Negócios

O RioMarket, área de negócios do Festival, um dos maiores eventos do mercado do audiovisual do país, este ano será na Casa Firjan, em Botafogo. A programação inclui seminários, workshops, masterclasses e rodadas de negócios, visando a troca de conhecimento entre profissionais e empresas do setor e o fomento de parcerias produtivas.

Na parceria do Festival do Rio com a gravadora Biscoito Fino para os espetáculos musicais, este ano o evento sonoro ocorrerá no dia 9, dentro do formato de shows secretos da Sofar Sound. No dia 3, a Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta no Teatro Rival, na Cinelândia, um repertório de trilhas sonoras dançantes dos anos 1970 e 1980.