Topo

Lady Gaga faz apresentação surpresa na abertura dos Jogos Europeus

Karolos Grohmann

De Baku (Azerbaijão)

12/06/2015 20h44

A primeira edição dos Jogos Europeus começou de forma glamurosa nesta sexta-feira (12), quando a cantora pop Lady Gaga cantou "Imagine", de John Lennon, sentada junto a um piano coberto de flores na deslumbrante cerimônia de abertura em Baku, capital do Azerbaijão.

A norte-americana ganhadora de seis prêmios Grammy foi um acréscimo surpreendente à abertura, que dá início a 16 dias de competições no primeiro evento multiesportivo do continente, que o país-sede espera colocá-lo de vez no mapa-múndi do esporte.

Em uma apresentação de duas horas produzida por Dimitris Papaioannou, encerregado da cerimônia da Olimpíada de Atenas em 2004, a história da nação situada às margens do Mar Cáspio foi revelada em um caleidoscópio de cores e sons.

Os seis mil atletas entraram no estádio com o presidente azeri, Ilham Aliye, assistindo das arquibancadas, assim como o mandatário russo, Vladimir Putin, que se sentava ao lado do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, e 35 outros chefes de Estado.

A nação rica em fontes energéticas gastou mais de um bilhão de dólares para sediar a maior celebração esportiva de sua história, construindo vários locais de competição da estaca zero.

Contando com 50 nações, os Jogos Europeus, entretanto, não atraíram a presença dos maiores nomes do atletismo e da natação.