Topo

Tem uns milhões sobrando? Guitarras de Hendrix e McCartney serão leiloadas

Paul McCartney posa com o inventor da guitarra, Lester William Polfuss, conhecido como Les Paul, em Nova York em 1998 - AP
Paul McCartney posa com o inventor da guitarra, Lester William Polfuss, conhecido como Les Paul, em Nova York em 1998 Imagem: AP

De Nova York

07/11/2017 16h21

Colecionadores que quiserem obter um pedaço da história da música --guitarras Fender, Gibson e Guild usadas por estrelas como Tom Petty, Paul McCartney e Jimi Hendrix-- precisarão estar prontos para investir bastante dinheiro no próximo mês em Nova York.

No dia 2 de dezembro, a casa de leilões Guernsey's colocará à venda no Bohemian Hall guitarras, saxofones, fitas e outros artefatos musicais associados a alguns dos músicos mais famosos do século 20. O leilão vem após a venda pela Guernsey's da guitarra "lobo" de Jerry Garcia por US$ 1,9 milhão em maio passado.

Entre os itens à venda está uma guitarra Guild vermelha e coberta de adesivos, usada por Hendrix em 1968 em um hotel em Miami, depois que um festival de música foi suspenso devido ao mau tempo.

O guitarrista Jimi Hendrix - Reprodução - Reprodução
O guitarrista Jimi Hendrix
Imagem: Reprodução

Também para leilão está uma guitarra Gibson Les Paul "Goldtop" de 1953 usada por Paul McCartney em 2012, de acordo com o presidente da Guernsey's, Arlan Ettinger.

O baixo que Bruce Springsteen usou em seu primeiro álbum também estará à venda, assim como uma Gibson Les Paul preta que Madonna usou em turnês em 2011 e 2008, quando "ela ia sair e mostrar ao mundo que sabe tocar".

Gravações mestres de James Brown e Elvis Presley, e gravações ao vivo dos Beatles, Rolling Stones e outros também farão parte do leilão.