O sexto e mais recente álbum do maior "gangsta rapper" vivo (!), "Paid tha cost to be da boss" (Priority Records, 2002, agora no Brasil via Capitol/EMI) de Snoop Dogg - ex Snoop Doggy Dogg - é uma volta ao hip-hop funkeado da costa Leste, ao g-funk, ao bom humor e ao sucesso.
Snoop, junto com o produtor Dr Dre, mudou o cenário sonoro do hip hop no início dos anos 90 com o seu g-funk de baixo pesado, baseado em Parliament/Funkadelic, vocalizações estilo soul e instrumentos ao vivo junto com sintetizadores choramingosos.
O seu primeiro álbum solo, "Doggystyle" (DeathRow, 1993), foi o primeiro álbum de estréia na história a entrar direto em primeiro lugar na parada Billboard dos mais vendidos. Mas o sucesso durou pouco, o segundo disco demorou para sair e nenhum dos subseqüentes chegou perto do sucesso do primeiro (leia
aqui um resumo dos dez anos de carreira do rapper). Agora, tudo isto pode mudar com "Paid Tha Cost to Be Da Bo$$".
O produtor
Dr Dre foi substituído pelo
The Neptunes, a dupla mais quente de atualidade, e o clipe da música que puxa o disco, "Beautiful", foi gravado no Rio de Janeiro. Ouça "Beautiful" em
alta ou em
baixa velocidade.
A faixa é uma ode às garotas em geral e às cariocas em particular - e também ao que elas são capazes de fazer. A estética "Ghetto Cool" de Los Angeles vira o "favela chique" do Rio de Janeiro no novo clipe, com direito a cenas gravados no Parque Lage, com escola de samba no final. (Assista ao vídeo no
site oficial do Snoop.)
Apesar das letras mais hedonistas e menos violentas, os assuntos dos raps não mudaram radicalmente neste novo álbum. As histórias de armas e do submundo do crime ficaram de fora, mas a pretensão de ser o melhor cafetão do mundo continua firme e forte.
Na faixa "From Long Beach 2 Brick City" ele faz o que qualquer rapper de respeito tem que fazer: vangloriar-se de seus múltiplos talentos e gabar-se das atribulações por que passou para chegar onde está. Aliás, eis o lema do álbum: "Paid Tha Cost to Be Da Bo$$" ("paguei o preço para ser o chefe"). A faixa conta com participações de Redman, Warren G e Nate Dogg, parceiros de antigamente. O som é bem funkeado, com trechos de "Wikka Wrap" -da obscura banda The Evasions- e de "Shake your Booty", sucesso de KC and the Sunshine Band. Ouça "From Long Beach 2 Brick City" em
alta ou em
baixa velocidade.
Os raps lânguidos e meio anasalados de Snoop deram um salto no novo álbum. A convicção que faltava nos álbuns anteriores do rapper está tinindo nas zoadas deste atual Snoop. A faixa "Paper'd Up" reconstrói o clássico "Paid In Full" de Eric B e Rakim intercalando-o com o sucesso de rhythm'n'blues, "Don't Look Any Further" de
Dennis Edwards. Parece uma brincadeira, um pot-pourri. O contraste entre a voz grave de Eric B e os samples da cantoria da israelense Ofra Haza no original é agora substituído pela voz cara-de-pau de Snoop e os gemidos de Traci Nelson. Ouça "Paper'd Up" em
alta ou em
baixa velocidade, é muito bom.
Essa é a graça do novo álbum: o bom uso de samples e as boas referências de clássicos e sucessos mais recentes de soul e funk. Há os costumeiros samples de Parliment/Funkadelic, a base do g-funk, como na faixa "Stoplight" -que é a versão de Snoop do sucesso "Flashlight", dos mestres do funk Bootsy Collins e George Clinton. Parece trilha sonora de HQ. A versão é engraçada e vira também cínica na interpretação do Snoop.
Como na original, a letra faz referências a músicas de crianças e satiriza a sociedade consumista. Enquanto o cínico Snoop, de um lado, critica o consumismo cego, do outro, faz propaganda de sua própria grife, dos CDs de artistas da sua
gravadora, além de um bizarro boneco
dele mesmo.
Mas, acima do cinismo, paira o baixo pesado e funkeado que a faixa traz, bem pista. O original foi o primeiro grande sucesso de Parliment e traz, como no original, vozes sintetizadas e coro de gemidos femininos ao fundo. Ouça "Stoplight" em
alta ou em
baixa velocidade.
A faixa "Ballin'" é uma releitura de sucesso "Fell for You", de 1973, da banda The Dramatics. No álbum de Snoop, eles cantam junto com um sample de si mesmos. O resultado é uma colagem sensacional com baixo e bateria eletrônica fazendo fundo para as vocalizações emuladas e para as vozes (ao vivo) dos vocalistas Ron Banks e L.J Reynolds do Dramatics. Ouça "Ballin" em
alta ou em
baixa velocidade.
Curiosamente, a participação do Jay Z, um dos mais populares rappers da atualidade, é uma das faixas menos interessante. Outra participação sem graça é a de
Ludacris, outro nome forte da atualidade. Por outro lado, a colaboração da desconhecida Latoiya Williams na faixa "I Believe In You" vira uma suave troca de confidências entre ele e a novata (o primeiro álbum solo da cantora está anunciado para sair pela gravadora do Snoop em breve). //Ouça o curioso rap de amor na voz de um ex-gangsta rapper com quem, pelo que parece, é a sua moça preferida atual em
alta ou
baixa velocidade.
Não há nada como um dia após o outro. Snoop ficou mais velho, a sua música mais curtida e, após dez anos de carreira -alguns na prisão- o rapper quer provar que já pagou o preço e merece ser o cafetão-mor do hip hop. O esforço tem sustância.
Ouça
"Paid Tha Cost to Be Da Bo$$" >>Ouça
"The Eastsidaz" >> Ouça
"The Las Meal" >> Ouça
"No Limit Top Dogg" >> Ouça
"The Doggfather" >> Visite o
site oficial do Snoop Dogg
>> Visite o
site oficial da gravadora Doggy Style Records