A DJ e produtora berlinense Ellen Allien acaba de lançar a sua primeira coletânea de remixes. "Ellen Allien - Remix Collection" (
Bpitch Control, 2004) traz produções que vão de 1995 a 2003, todas com uma cara bem limpa e high-tech.
Animada, a coletânea faz um recorte da cena berlinense de música pop eletrônica, na linha do nada se cria, mas tudo se transforma. Esta cena não cabe nos gêneros redutivos como techno ou nu electro. Aliás, não faz muito sentido tentar enquadrar o som que Allien e os seus conterrâneos apresentam neste álbum.
As produções são pop no sentido rápido e rasteiro e o único limite parecem ser as limitações dos próprios meios de produção. A coleção de dez remixes, nos formatos vinil duplo ou CD simples, é o mais recente lançamento do selo Bpitch-Control de Allien, de fevereiro último.
As faixas têm em comum batidas cortantes e o som crocante e cristalino - bem peculiar nas produções berlinenses em geral e nas de Ellen Allien em particular. Muitas vezes não dá pra saber de onde vem o som que você está ouvindo - é um teclado ou alguém bochechando? - mas a paisagem sonora é sempre clara e bem definida.
Na coletânea, Allien remixou artistas de Bpitch Control como Sascha Funke e artistas de outras gravadoras como Barbara Morgenstern, Gold Chains (até agora só disponível em vinil) e uma das estrelas do nu electro,
Miss Kittin, atualmente bem caída. De Miss Kittin e Golden Boy, Allien remixou a clássica "Rippin Kitten". Ouça "Rippin Kittin" remixada pela Ellen Allien em
alta ou em
baixa velocidade. Há vida na música pós nu electro.
A também berlinense
Barbara Morgenstern está bem representada nesta coletânea que traz, pelo que me consta, uma inédita divisão de 50% de homens e 50% mulheres e nenhum artista com mais de 30 anos. A cena berlinense, pelo jeito, é jovem e nada machista.
Morgestern faz parte do cast do outro selo berlinense,
Monika Enterprise. Morgenstern, como Ellen Allien, rouba um pouco de tudo quanto é lado da música pop para transformar em seu superbem produzido indie-tronic. No som, guitarras rascantes com batidas eletrônicas bem fuleiras. Ouça "Aus Heiterem Himmel" de Barbara Morgenstern remixado pela Ellen Allien em
alta ou em
baixa velocidade.
Morgenstern encerra agora em março a sua participação na turnê mundial patrocinada pelo Instituto Goethe, "Neue Musik aus Berlin" (Música nova de Berlim) que trouxe Allien para o Brasil no
ano passado. O seu álbum "Fjorden", de 2000, também vale uma investida.
A faixa "Let's Get It On" de Gold Chains até agora só é disponível para os DJs mais chegados em vinil, e não tem nada a ver com o clássico "Let's Get It On" de Marvin Gaye, nem sequer um samplezinho. A faixa é uma porrada sonora do rapper e produtor norte-americano
Gold Chains e a sua parceira Sue Cie. É a faixa mais recente da coletânea e mostra bem a ligação de Allien com o break beat. Ouça "Let's Get It On" em
alta ou em
baixa velocidade.
A faixa de outro berlinense, Sascha Funke, do selo da Allien, é um manifesto da nova ordem musical. "Forms and Shapes", cuja letra é só o título falado algumas vezes, traz umas batidas que ficam na área de tech-house e é a mais linear da coletânea. Ouça "Forms and Shapes" de Sascha Funke em
alta ou em
baixa velocidade.
O som de Allien deve muito aos pioneiros do electro pop como Depeche Mode e
Cabaret Voltaire e há nas produções uma forte influência de break beat. Mesmo assim, a moça desenvolveu um universo sonoro todo particular destes oito anos de atuação. Ouça a sua faixa "Alles Sehen" em
alta ou em
baixa velocidade para ter uma idéia. A versão original está no seu álbum "Berlinette" de 2003.
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