UOL Música

Publicidade

16/03/2005 - 20h50
Simão comemora 5 anos de tambor e salsa no "Ondas Latinas" da Rádio UOL

Da Redação

No dia 15 de março de 2000, o colunista José Simão saudava pela primeira vez os "uolvintes" na estréia do seu "Ondas Latinas", programa semanal de rádio produzido exclusivamente para a Internet. "Buenas noches, mi amor" é a frase que abre o mais antigo programa da Rádio UOL.

No ar há 5 anos, com uma nova edição todas as quartas-feiras, "Ondas Latinas" soma 234 programas diferentes em seu acervo. "Daqui a pouco vou ficar mais tempo no ar que o Fidel Castro", brinca Simão. O colunista também atua duas vezes por semana como comentarista no programa UOL News, no quadro "Monkey News", e assina coluna diária na Ilustrada, da Folha de S. Paulo.

Com espaço para participação do público _que dá palpite e encomenda músicas por e-mail, o "Ondas Latinas" apresenta um mix amplo e ecumênico de ritmos latinos, traça influências africanas e suas ramificações brasileiras. "A base de tudo é o tambor. E salsa não pode faltar", resume Simão. Uma das campeãs de sugestões do público é a mexicana Thalia. "Tem fã-clube ativo", conta Simão.

Desde o começo do programa, em parceria com o sonoplasta Djeferson Barbosa, José Simão garimpa músicas de muitas fontes. "Os amigos trazem de viagens, e eu mesmo tenho lojas, entre elas uma especial no bairro cubano de Miami. No começo eu trazia fitas cassete e hoje a gente baixa da Internet. É um avanço", compara. "Com umas quatro novas músicas por programa, acho que o acervo do 'Ondas' é precioso. Temos mais de 800 canções".

O programa, que já teve um período de transmissão ao vivo e recebeu até convidados, como Angeli, hoje é gravado, mas de forma direta. "E incorpora cacos, telefone que toca", revela Simão.

As inspirações variaram ao longo do tempo: "Quando o programa começou, a gente estava sob forte impacto do Buena Vista Social Club. Acho que foi uma fase comovente do programa, com compositores antigos da música cubana. E eu achava que o programa nem ia durar tanto. Mas depois, percebi que música latina é infindável. Depois da pesquisa com os cubanos veio a onda do mix latino, depois a "tecnera" e também o hip hop do Orishas. O meu conhecimento foi crescendo junto. O 'Ondas Latinas' foi sempre orientado pelo prazer de conhecer e mostrar", diz Simão.

O dinamismo do programa não alterou a preferência de Simão: "Célia Cruz, claro", finaliza. Azúcar!

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16/06/2009

13h46- Aerosmith toca íntegra de disco clássico de 1975 em turnê

12h30- Primeiro festival de documentário musical começa dia 25 em São Paulo

12h15- Integrante da banda The Ventures, Bob Bogle morre aos 75 anos

12h07- http://img.uol.com.br/ico_assistir.gif Jeff Beck toca "Where Were You" ao vivo

12h05- http://img.uol.com.br/ico_assistir.gif Guitarrista inglês Jeff Beck toca "Big Block"

12h02- http://img.uol.com.br/ico_assistir.gif Clipe ao vivo de "Scatterbrain" com Jeff Beck

12h00- http://img.uol.com.br/ico_assistir.gif Jeff Beck toca "Goodby Pork Pie Hat" ao vivo

11h58- http://img.uol.com.br/ico_assistir.gif Jeff Beck toca "Led Boots" ao vivo em Londres

11h43- Spyro Gyra e homenagem a Carmen Miranda passam por palcos paulistanos

11h39- Violinista Hilary Hahn apresenta repertório erudito na Sala São Paulo

Mais Notícias