UOL Música

Publicidade

Reportagens Especiais

27/03/2003 - 06h15
Flávio Venturini fala sobre parceria com Renato Russo em "Mais uma Vez"; líder do Legião Urbana faria 43 anos

Divulgação

O cantor Renato Russo, morto em 96, aos 36 anos, de Aids

OUÇA NA RÁDIO UOL
» Renato Russo
» Legião Urbana

LEIA TAMBÉM
» Cronologia de Renato Russo
» CD traz músicas inéditas de Renato Russo
» Falta assunto musical para vasculhar





da Redação

No dia em que Renato Russo completaria 43 anos, na quinta (27), chegou às lojas o disco "Renato Russo Presente", que traz faixas inéditas, gravações raras e entrevistas com o líder do Legião Urbana morto em 96.

O disco vem amparado pelo estrondoso sucesso de "Mais uma Vez", parceria de Renato Russo e Flávio Venturini, de 87, primeira faixa do disco a ser divulgada, que encabeça as paradas das rádios desde seu lançamento, no dia 14.

Em entrevista exclusiva a UOL Música, Venturini -que se prepara para lançar um disco de músicas inéditas em maio- contou como foi seu encontro com Renato, como compuseram a música e como ela foi gravada.

Leia abaixo os melhores trechos da entrevista:

Na época em que você e o Renato Russo gravaram juntos, em 87, o Legião Urbana estava no segundo CD, e no auge do sucesso. Como você conheceu o Renato?
A gente se conheceu no estúdio da EMI. Eu estava gravando com o 14 Bis o disco "Sete", e o pessoal do Legião também estava gravando (o disco "Dois"). Meu encontro com o Renato foi superlegal, ele disse que me conhecia desde o Terço (grupo em que Venturini tocou nos anos 70). Ele disse, "adoro aquele seu disco 'Criaturas da Noite'".

Divulgação

FLÁVIO VENTURINI
Músico mineiro participou do Clube da Esquina, ao lado de Milton Nascimento, Beto Guedes, Lô Borges e outros. Tocou com o grupo O Terço e foi um dos fundadores do 14 Bis. Dedica-se à carreira solo desde 1988. Seus maiores sucessos são "Nascente", "Todo Azul do Mar", "Te Amo Espanhola" (com Guarabyra), "Fênix" (com Jorge Vercilo) e "Mais uma Vez" (com Renato Russo).
Veja biografia e discobrafia completa do músico no Cliquemusic

Como surgiu a idéia de gravarem juntos? Quem compôs a letra e quem fez a melodia de "Mais Uma Vez"?
Nesse dia eu estava ensaiando numa das salas do estúdio, tocando uma música inédita. O Renato entrou e pediu para escrever a letra... Eu disse "claro"! Ele escreveu baseado na idéia de que um pai dizia para o filho que o sol voltaria a brilhar depois da tempestade. Eu gostei da idéia, a gente conversou, e ele ficou de me entregar a letra.
Eu mandei pra ele a base da música e três meses depois ele me entregou a letra. Ele demorou três meses para terminar, ele estava ocupado com a gravação do segundo disco do Legião.
Daí eu o convidei para participar da gravação do 14 Bis e ele participou.

Você deu algum palpite na letra ou ele alterou algo na melodia?
A letra ficou totalmente por conta dele. Na melodia é que houve participação dos dois. Eu tinha uma melodia básica, mas o Renato improvisava muito. Na hora de gravar ele saía cantando e pondo a letra, mudando a melodia.

A versão lançada agora de "Mais Uma Vez" utiliza a mesma base gravada pelo 14 Bis?
O disco tem duas versões.
Quando eles foram remixar a gravação original com o 14 Bis para este CD do Renato, eles acharam um canal onde ele cantava a música integralmente [Na versão lançada pelo 14 Bis, em 87, Renato canta apenas um trecho, em dueto com Venturini]. Daí eles aproveitaram essa gravação da voz dele para fazer uma nova versão da música. Para esta versão, fizeram uma nova base, com outros músicos, com produção do Nilo Romero.
E também colocaram no disco a versão com o 14 Bis. Esta foi só remixada.

Você foi consultado antes do lançamento da música?
Meu escritório foi consultado sobre autorização para gravar a música, mas eu nem me liguei que o projeto era esse. Quando o Marcelo Fróes (que coordenou o lançamento do disco) me ligou, o disco já estava saindo. Foi uma surpresa para mim. A música já estava até tocando nas rádios.

O que você achou do resultado?
Eu gostei, achei muito bonita a versão.

Que impressão você guardou do Renato Russo?
Eu sempre achei ele um cara muito inteligente, muito ligado. Eu gostava muito do Renato mas nunca fui um amigo íntimo dele. Encontrava com ele em shows, em eventos, em lojas de discos... Ele era um audiófilo, estava sempre comprando milhões de discos.
Me surpreendi também quando ele gravou a minha música "Nascente" ao vivo, no disco "Música para Acampamentos". "Nascente" é uma coisa completamente oposta ao trabalho do Legião e ao dele -é uma das minhas músicas mais ligadas à MPB...

ÍNDICE DE REPORTAGENS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL