UOL Música

Publicidade

Reportagens Especiais

08/12/2003 - 21h38
Há 23 anos John Lennon foi assassinado em Nova York

Reuters

O ex-beatle John Lennon, que foi morto no dia 8 de dezembro de 80

RÁDIO UOL
» Ouça sucessos de Lennon

ENVIE POR E-MAIL
» Fotos dos Beatles
» Fotos de John Lennon

LEIA TAMBÉM
» Notícia sobre a morte de Lennon na Folha da Tarde (8/12/1980)
» Disco que Lennon autografou para Chapman está à venda






da Redação

Há 23 anos o músico John Lennon foi assassinado, em Nova York, em frente ao edifício Dakota, onde morava com a mulher Yoko Ono, no Central Park.

Lennon, ex-integrante e um dos principais compositores dos Beatles -ao lado de Paul McCartney-, foi morto por Mark Chapman, que se dizia seu fã e, horas antes de disparar contra ele, havia pedido ao cantor um autógrafo na capa de um disco.

Lennon nasceu em 1940, em Liverpool, Inglaterra. Durante os anos 60, liderou ao lado de Paul McCartney o grupo de rock mais famoso de todos os tempos, os Beatles.

Desde 1968, antes da dissolução do grupo, Lennon já lançava gravações feitas à parte dos Beatles, em parceria com sua mulher Yoko Ono.

Dessa época, são as gravações de "Give Peace a Chance", em que Lennon fala de pacifismo, e "Cold Turkey", sobre sua luta contra a dependência de heroína.

Entre 68 e 69, Lennon lançou também os obscuros álbuns "Unfinished Music Number 1: Two Virgins", que traz na capa uma foto dele e de Ono nus, e "Unfinished Music Number 2: Life with the Lions".

Depois da dissolução oficial dos Beatles, anunciada em 1970 por Paul McCartney, Lennon lançou em 71 o single "Power to the People" e o disco "Imagine", que chegou às paradas de sucesso com a faixa de mesmo nome.

Em 1973, o cantor lançou o disco "Mind Games", cuja faixa título teve algum sucesso. Nesse período, Lennon enfrentava uma guerra judicial com o departamento de imigração norte-americano que não queria conceder-lhe um "green card" (permissão de trabalho para estrangeiros) por causa de um processo por porte de maconha, de 1968.

De 74 a 75, Lennon viveu em Los Angeles, separado de Yoko Ono. São dessa fase as composições "Whatever Gets You Through the Night", em parceria com Elton John, e "Fame", em parceria com David Bowie. No final de 75, Lennon e Yoko se reuniram e em meados de 76 ele recebeu o tão esperado "green card".

Lennon só voltaria a gravar em 1980, quando lançou o disco "Double Fantasy", que reunia composições suas e de Yoko Ono. O single "(Just Like) Starting Over" estava subindo nas paradas quando Lennon foi morto.

Leia também:
» Manchete da Folha da Tarde sobre morte de Lennon (8/12/1980)
» Disco que Lennon autografou para Chapman está à venda

ÍNDICE DE REPORTAGENS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL