UOL Música

Publicidade

Reportagens Especiais

14/04/2005 - 23h42
Discussão sobre música independente rouba a cena em oficina de produção


Rodrigo Siqueira
Especial para o UOL


Apesar de ter sido uma oficina sobre produção musical, onde se discutiu tecnicamente o uso de programas e ferramentas para produção de áudio, o primeiro workshop da Brazil Music Conference (BMC) ficou marcado pela fala do DJ alemão Anthony Rother sobre música independente.

Rother surpreendeu a mesa formada pelos produtores Rick Bonadio e Tuta Aquino e o DJ Memê ao afirmar que ele não faz promoção ou marketing para os seus discos. Rother disse não enviar cópias de divulgação para imprensa nem comprar anúncios em publicações.

O DJ acredita que a melhor forma de divulgação para a sua música sejam as pistas de dança onde seus discos são tocados e ouvidos. "Acredito que a música encontra seu próprio caminho", declarou.

Rother acrescentou que os músicos que integram o casting de seu selo, o FAX +49-69/450464, têm a liberdade de promover ou não os seus discos.

Rother acredita, baseado em sua experiência na Alemanha, que os custos de promoção são elevados demais para o espaço na mídia que é muito pequeno e "fechado".

Durante a oficina, a platéia pôde perguntar aos produtores sobre questões relacionadas a mixagem e masterização de gravações, além do uso de instrumentos musicais virtuais.

Bonadio, responsável pela produção de bandas como CPM 22 e Rouge, disse, por exemplo, que gosta ele mesmo de mixar e masterizar os discos. Já Rother prefere não masterizar suas próprias faixas, mas para isso, passa alguns meses trabalhando junto com um técnico de masterização, para mostrar o tipo de sonoridade que pretende obter na gravação.

Já o produtor Tuta Aquino relatou experência positiva ao deixar a mixagem a cargo de outro profissional e retomar o processo de produção na masterização.

Aquino, que já remixou faixas para Madonna e Duran Duran, entre outros artistas internacionais, disse ainda que, hoje em dia, utiliza instrumentos virtuais com freqüência.

Em sua fala final, Bonadio brincou com o depoimento de Rother sobre a forma de divulgação de seus discos e disse que havia aprendido algo novo sobre marketing. Ao que o produtor alemão respondeu: "Isso só mostra que há algo errado no sistema".

Veja nos links ao lado a programação completa do Skol Beats, da EHF Fair e da BMC.



Astros nacionais do Skol Beats vêm ao Bate-Papo UOL
Dicionário explica EBM, trance e outros estilos
Perfil de Mylo, Faithless e outros artistas da tenda Arena
Perfil de Seb Fontaine, Pete Tong e outros DJs da BBC
Perfil de High Contrast, Marky e outros DJs da Movement
Sasha, John Digweed e outros artistas do Skol Club
Sets exclusivos de Chris Liebing, Michel de Hey e outros; ouça

ÍNDICE DE REPORTAGENS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL