UOL Música

Publicidade

Reportagens Especiais

03/02/2006 - 20h01
Pela 3ª vez no país, U2 divulga CD mais recente com dois shows





da Redação


Em sua terceira visita ao Brasil, o U2, banda irlandesa liderada por Bono Vox, apresenta em São Paulo dois shows da turnê "Vertigo", de divulgação de seu disco mais recente, "How to Dismantle an Atomic Bomb", de 2004.


A turnê do grupo irlandês foi uma das que mais faturou em 2005 --mais de US$ 300 milhões (R$ 702 milhões)-- e teve ingressos esgotados por todos os países por que passou.


O grupo se apresenta nos dias 20 e 21 de fevereiro, no Estádio do Morumbi.


O grupo escocês Franz Ferdinand será a atração de abertura dos shows e fará um único show extra no Brasil, no Circo Voador, no Rio de Janeiro.


Esta é a terceira vez que o U2 vem ao Brasil. Em janeiro de 1998, o U2 veio pela primeira vez ao país e fez show em São Paulo e no Rio. Em novembro de 2000, o grupo retornou ao Rio para gravar um musical para a TV e um clipe, mas não fez shows.


Em quase 30 anos de carreira, U2 já vendeu mais de 120 milhões de discos ao redor do planeta. Além do sucesso musical, o quarteto --especialmente pela figura do vocalista Bono Vox-- também é reconhecido por seu comprometimento com causas políticas e sociais, como o combate à fome no mundo.


Formado em Dublin, em 1976, após Larry Mullen Jr. colocar um anúncio no mural de sua escola procurando outros músicos, o grupo teve os nomes Feedback e The Hype, antes de ser definitivamente batizado como U2. Desde então, o quarteto é formado por Bono Vox (vocal), The Edge (guitarra), Adam Clayton (baixo) e Larry Mullen Jr. (bateria).


A sonoridade do início da carreira da banda é marcada pela mistura de elementos do pós-punk e do rock grandioso. "I Will Follow", que abre o primeiro disco, "Boy", é ainda hoje um dos grandes clássicos do U2. Foi a partir de 1983, com o disco "War", que a banda passou a ganhar reconhecimento fora da Irlanda, principalmente na Inglaterra e Estados Unidos. Canções com letras de protesto, como "Sunday Bloody Sunday", já davam mostra do engajamento e do sucesso que a banda passaria ter em sua carreira.


O estouro mundial aconteceu em 1987, com "The Joshua Tree". O disco atingiu os primeiros lugares das paradas inglesa e norte-americana e levou o Grammy de álbum do ano, consolidando o U2 como o mais importante grupo da década de 80.


Foi na década seguinte, iniciada para a banda com o lançamento de "Achtung Baby", em 1991, que o U2 passou a se apresentar ao vivo com mega-produções para promover seus discos. Também a partir desta época, mais precisamente com a turnê "Zoo TV", que a imagem messiânica em torno de Bono Vox se consolida.


Antes do final dos anos 90, o grupo lança o disco "Pop", no qual o U2 se aproxima da música eletrônica. Mais uma vez, a turnê de divulgação --que passou pelo Brasil-- é marcada pela grandiosidade.


O grupo começa a década de 2000 de volta ao rock que o consagrou 20 anos antes, com os discos "All That You Can't Leave Behind", de 2000, e "Vertigo", de 2004, cuja turnê chega ao Brasil em fevereiro.


Ao mesmo tempo em que o U2 sai em uma bem-sucedida turnê mundial e se consagra como um dos principais nomes do rock atual, Bono Vox se envolve cada vez mais com causas humanitárias, o que lhe rendeu em 2005 o título de "Pessoa do Ano" da revista "Time".


Também em 2005, o grupo entrou para o Hall da Fama do Rock.





U2

































































 Turnê do U2 é a preferida do público nos EUA
 Bono Vox achou que seria expulso da banda
 Famosos disputam convites para área VIP



Discografia
Lançado em 1980, o primeiro disco do grupo, "Boy", é considerado uma das melhores estréias do rock. "I Will Follow", que abre a seleção de 11 faixas, está entre os melhores momentos da história da banda.
Depois da pro-
missora estréia, o quarteto voltou às lojas no ano seguinte com "October". Apesar de repetir a sonoridade roqueira de seu antecessor e de boas canções, como "Gloria" e "October", o disco não obteve o mesmo reconhecimento.
O terceiro álbum, "War", lançado em 1983, traz "Sunday Bloody Sunday", um dos clássicos não só do repertório da banda, mas da história do rock. O disco conta ainda com sucessos como "New Years Day" e "40".
Todos os discos