UOL Música

Publicidade

20/02/2006 - 21h36
Pouco conhecidos no Brasil, Franz Ferdinand conquista platéia com "Take me Out" e energia

FERNANDO KAIDA
direto do Morumbi, em São Paulo


Escalados para abrir a turnê do U2 no Brasil, a banda escocesa Franz Ferdinand fez uma curta e divertida apresentação em sua estréia ao vivo no país na noite de segunda-feira, no estádio do Morumbi, e levantou a platéia com suas músicas mais conhecidas, como "Take Me Out" e "Do You Want to?".

Um dos mais celebrados nomes do atual rock independente britânico, o quarteto de Glasgow subiu ao palco às 20h e tocou por cerca de 50 minutos músicas de seus dois discos lançados até agora: "Franz Ferdinand" (2004) e "You Could have So Much Better" (2005).

O rock dançante do grupo, que traz influências de nomes do pós-punk, como Talking Heads, Josef K e Gang of Four, entre outros, ficaria melhor em um ambiente menor. No Morumbi, o grupo ocupava apenas um pequeno pedaço do palco montado para o U2, o que deu um caráter um pouco acanhado à apresentação.

Mesmo assim, a postura energética dos músicos agradou ao público pouco familiarizado com o repertório do Franz Ferdinand.

"Não esperava que fosse animar tanto", declarou o advogado Roberto Puoço, 27, que disse conhecer do rádio "algumas músicas" da banda. O engenheiro civil Ricardo Ferreira, 31, "achava" que não conhecia a banda, mas quando a música "Take me Out" começou a tocar, ele percebeu que já a tinha ouvido.

Além de "Take Me Out", cujo refrão foi cantado em coro por boa parte dos presentes e terminou com o cantor e guitarrista Alex Kapranos em cima do bumbo da bateria, a banda também animou a platéia em canções como "Dark of Matinee" e "Michael".

Outro ponto alto do show aconteceu durante a penúltima canção do show, "Outsiders", em que a bateria foi tocada por três pessoas. Além do baterista do grupo, Paul Thomson, mais dois integrantes da equipe do grupo tocaram o instrumento, o que divertiu o público e arrancou aplausos.

"This Fire", do primeiro disco da banda, entrou na sequência para encerrar a apresentação. Sem se comunicar com o público durante a apresentação, Kapranos se limitou a um "obrigado" durante a noite.

"This Fallen", "Walk Away" e "40" também fizeram parte do repertório da apresentação.

O Franz Ferdinand volta a se apresentar em São Paulo nesta terça (21), abrindo o segundo e último show do U2 no Brasil. Os escoceses se apresentam ainda sozinhos na quinta-feira (23), no Rio de Janeiro. Os ingressos para o show carioca já estão esgotados.

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL


ÚLTIMAS DO U2
22/02/2006

13h07- U2 dispensa equipe e prepara viagem a Salvador

12h00- Fãs divergem sobre as atitudes de Bono Vox

12h00- Comentário: Uma solidão multiplicada por 73 mil

11h55- Crítica: Demagogia não diminui os méritos de Bono

11h49- Mônica Bergamo: E a maratona vip continua...

11h22- Na porta do estádio, cambistas enganam fãs do U2

10h46- Bono canta "Desire" para Desirê, a nova Katilce

10h38- Após beijar Bono, Katilce diz que família está igual

10h29- U2 altera o repertório no segundo show

09h47- U2 se despede do Brasil com coro de mais de 70 mil vozes

Mais Notícias