UOL Música

Publicidade

21/02/2006 - 01h52
Bono dá selinho em fã, canta em português e agradece Lula em show para 73 mil

da Redação

O U2 apresentou um show de mais de duas horas no Morumbi, em São Paulo, na última segunda (20). O grupo mostrou um repertório variado de sucessos de diversas fases de sua carreira, para um público de cerca de 73 mil pessoas, segundo a organização do evento. A banda, que já esteve outras duas vezes no Brasil, em 1998 e 2001, se apresenta novamente nesta terça. Os shows fazem parte da turnê "Vertigo", de divulgação do disco mais recente da banda, "How to Dismantle an Atomic Bomb", de 2004.

Durante o espetáculo, o líder do grupo, Bono, falou e cantarolou em português, levou dois fãs brasileiros ao palco, agradeceu a "hospitalidade" do presidente Lula e fez votos de que o país se consagre "hexa" na copa do mundo de futebol.

"U2 é irlandês, Deus é brasileiro", brincou o cantor, enquanto lia num ponto eletrônico, pouco antes de puxar um trecho do refrão da música "Está Chegando a Hora" (Rubens Campos e Henricão). A música que fala em sua letra que "o dia já vem raiando" introduziu "Beautiful Day".

Em "Miss Sarajevo", que na gravação original tem um dueto com Luciano Pavarotti, Bono chegou a ensaiar uma voz mais empostada, e, no final, chamou um fã da platéia, para cantar junto com ele. Pouco antes do bis, outra fã subiu ao palco. Bono cantou "With or Without You" abraçado com ela e se despediu com um selinho.

O grupo escocês Franz Ferdinand (veja fotos), que abre as apresentações do U2 no Brasil, fez uma apresentação de cerca de uma hora antes do U2. A banda tocou 12 músicas, num repertório que trouxe sucessos como "Do You Want To...", "Walk Away", "Take me Out", "Michael" e "This Fire", que encerrou o show, aproximadamente às 21h.

Os escoceses, considerados um dos nomes mais importantes do rock atual, acabam ter seu disco mais recente, "You Could Have It So Much Better... with Franz Ferdinand", lançado no Brasil.

Depois de abrir os shows do U2 no Brasil, a banda se apresenta no Rio de Janeiro, na quinta (23), no Circo Voador, num espetáculo cujos ingressos já estão esgotados.

Os portões do estádio foram abertos às 15h, e os fãs do U2 que acamparam na fila, para conseguir entrar na frente, foram recompensados. A organização do show autorizou que os primeiros da fila a entrar no estádio fossem levados para a região da pista mais próxima ao palco, chamada de "golden circle", ou "círculo de ouro", em português.

Em quase 30 anos de carreira, U2 já vendeu mais de 120 milhões de discos ao redor do planeta. Além do sucesso musical, o quarteto --especialmente pela figura do vocalista Bono Vox-- também é reconhecido por seu comprometimento com causas políticas e sociais, como o combate à fome no mundo.

Esta é a terceira vez que o U2 vem ao Brasil. Em janeiro de 1998, o grupo veio ao país com a turnê "PopMart", que teve público total de cerca de 200 mil pessoas em São Paulo e no Rio. Em novembro de 2000, o grupo retornou ao Rio para gravar um musical para a TV e um clipe, mas não fez shows.

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL


ÚLTIMAS DO U2
22/02/2006

13h07- U2 dispensa equipe e prepara viagem a Salvador

12h00- Fãs divergem sobre as atitudes de Bono Vox

12h00- Comentário: Uma solidão multiplicada por 73 mil

11h55- Crítica: Demagogia não diminui os méritos de Bono

11h49- Mônica Bergamo: E a maratona vip continua...

11h22- Na porta do estádio, cambistas enganam fãs do U2

10h46- Bono canta "Desire" para Desirê, a nova Katilce

10h38- Após beijar Bono, Katilce diz que família está igual

10h29- U2 altera o repertório no segundo show

09h47- U2 se despede do Brasil com coro de mais de 70 mil vozes

Mais Notícias