Topo

Marisa Monte vence em duas categorias na entrega do Prêmio Contigo!, no Rio de Janeiro

 Os apresentadores Leandra Leal e Léo Jaime no Prêmio Contigo! no RJ (23/07/12) - Foto Rio News
Os apresentadores Leandra Leal e Léo Jaime no Prêmio Contigo! no RJ (23/07/12) Imagem: Foto Rio News

Renato Damião

Do UOL, no Rio

23/07/2012 23h26

A cantora Marisa Monte venceu em duas categorias na entrega da primeira edição do Prêmio Contigo! MPB Brasil de Música, que começou às 22h15 desta segunda-feira (23), na casa de shows Miranda, no Rio de Janeiro. Porém, ela não foi ao evento receber os troféus. O anúncio dos vencedores contou com a apresentação da atriz Leandra Leal e do cantor Léo Jaime.

O prêmio de melhor canção do ano segundo o júri oficial foi para Seu Jorge, pela música "A Doida". "Mais importante que vencer o prêmio é encontrar os colegas de profissão", disse Seu Jorge pouco antes de começar a festa. Ele chegou acompanhado da filha Maria Aimee, de 9 anos.

Já pela escolha popular, os vencedores foram Marisa Monte e Arnaldo Antunes pela música "Ainda Bem", faixa que está no último álbum da cantora "O Que Você Quer Saber de Verdade?" e que embala o romance de Rodrigo e Miriam na novela "Amor Eterno Amor". Ela também foi eleita a melhor cantora, de acordo com o júri da premiação.

O melhor álbum do ano, segundo a revista, foi "Recanto", de Gal Costa. O produtor e instrumentista Alexandre Kassin recebeu o prêmio no lugar de Caetano Veloso, que produziu o disco da cantora baiana. "O Caetano está morrendo de febre em casa por isso não veio", explicou ele.

Vencedores falam

Escolhido pela curadoria do prêmio como artista "faro" do ano, Filipe Catto cantou a música "Adoração", do álbum "Fôlego", lançado em 2011. A categoria seleciona o artista que é apontado como a aposta entre os novos nomes da música popular brasileira.

"É completamente louco isso tudo, não estava esperando esse reconhecimento em tão pouco tempo de carreira. Me identifico muito com o trabalho dessa nova geração e fico muito feliz de o Prêmio Contigo! reconhecer o trabalho desses jovens artistas", disse Felipe.

  • Manuela Scarpa / Foto Rio News

    Marisa Monte vence em duas categorias no RJ

Arlindo Cruz agradeceu aos parceiros Teresa Cristina e Seu Jorge ao ter o álbum "Batuques e Romances" escolhido como melhor disco de samba pela premiação da revista. O sambista dedicou o prêmio à irmã. Ausente à cerimônia, Criolo agradeceu, em vídeo, à rádio MPB FM por ser eleito como autor do melhor álbum de pop/rock.

O baterista Wilson das Neves, eleito o melhor instrumentista, lembrou da longevidade da carreira ao subir ao palco. "Após 58 anos de profissão, esta é a primeira vez que ganho um prêmio fazendo a coisa que mais gosto: tocar meu instrumento", vibrou o músico.

Pitty, vocalista do duo Agridoce, gostou de ser lembrada na categoria "projetos especiais". "Ganhar esse prêmio dá uma esperança de que vale a pena fazer música da maneira que se sente", disse a cantora.

A noite se encerrou com um show da artista paraense Gaby Amarantos.

Confira a lista completa dos vencedores da primeira edição do Prêmio Contigo! MPB Brasil de Música:

Álbum MPB
“Recanto” - Gal Costa

Álbum independente
“O Deus que Devasta Mas Também Cura” - Lucas Santtana

Artista "faro" do Ano
Filipe Catto

Álbum samba
“Batuques e Romances” - Arlindo Cruz

Álbum pop/rock
"Nó na Orelha" - Criolo

Melhor cantora (júri oficial)
Marisa Monte

Melhor cantora (voto popular)
Ana Carolina

Melhor cantor (júri oficial)
Ney Matogrosso

Melhor cantor (voto popular)
Lenine

Melhor música (júri oficial)
"A Doida" - Seu Jorge

Melhor música (voto popular)
"Ainda Bem" - Marisa Monte e Arnaldo Antunes

Melhor DVD
"Quintal do Zeca" - Zeca Pagodinho

Melhor instrumentista
Wilson das Neves

Categoria top digital
Paralamas do Sucesso

Categoria projetos especiais
"Agridoce" - Pitty e Martin