Topo

Nova fase de Chitãozinho e Xororó mira jovens e aposta em versões pesadas de seus hits

Milene Carvalho / AgNews
Imagem: Milene Carvalho / AgNews

André Piunti

Do UOL, em São Paulo

23/08/2012 10h24

"Hoje começa uma nova fase da nossa carreira". Foi com essa frase que Chitãozinho explicou, no início da gravação ao vivo do novo CD da dupla, na noite de quarta-feira (22), o atual perfil adotado por ele e por Xororó.

Os trajes sociais, usados nos últimos anos, voltaram a dar espaço a botas, camisas e fivelas. As músicas, 13 delas sucessos regravados, agora são marcadas pelas guitarras e pela bateria.

No palco da "Wood's", em São Paulo, os irmãos testaram o formato que pretendem levar para a estrada, com arranjos muito mais pesados que os originais, e com a interpretação bem menos contida de Xororó, focado no público jovem que consome música sertaneja.

Participações especiais

  • Junior Lima, que participou com o projeto Dexterz

  • O rapper Cabal, que cantou "Vida Marvada"

A produção ficou por conta de Fernando Zorzanello, parceiro de Sorocaba. De acordo com Xororó, a parceria foi possível por conta de uma semelhança das sonoridades de ambas as duplas. "O Fernando e o Sorocaba usam muitos elementos, muitos instrumentos que nós já utilizamos há muito tempo, mas de uma forma renovada. A ideia de nos unir com eles foi justamente pra dar uma linguagem nova pras nossas músicas. Pedi pro Fernando que ele fizesse os arranjos esquecendo que aqui estavam Chitãozinho e Xororó. O resultado nos deixou muito satisfeitos", explicou Xororó.

No repertório, sucessos como "Evidências", "Página de Amigos", "Eu Menti", "Página Virada", e "Fio de cabelo", entre outras. Sob os olhares atentos de boa parte da família, inclusive de Sandy, que dividiu a atenção do público em diversos momentos da apresentação, a dupla ainda gravou quatro canções inéditas, sendo que uma delas foi composta 20 anos atrás pelo cantor Lenine, mas que nunca havia sido apresentada à dupla, pois o cantor/compositor não tinha intimidade com os irmãos pra apresentar a composição.

O momento mais impressionante do show se deu no bis da música "Evidências". A dupla pediu que o público cantasse a música sozinho, e o pedido foi atendido aos berros, em uma passagem que deixou os irmãos nitidamente emocionados.

As participações foram muito comemoradas pelas quase mil pessoas presentes (lotação máxima). Fernando e Sorocaba cantaram "Do Tamanho do Nosso Amor", música que está nas rádios desde a semana passada, o rapper Cabal regravou "Vida Marvada", canção muito elogiada que já deu nome a um CD da dupla, e Junior Lima, ao lado de seu projeto Dexterz, participou de mais de uma canção, entre elas, da inédita "Nosso Amor é Assim", composição de Xororó ao lado de Victor Chaves, da dupla Victor e Léo.

O encerramento foi marcado por uma regravação pretendida há anos pela dupla: "Tente Outra Vez", de Raul Seixas. História bastante conhecida dos irmãos, a canção foi determinante para que eles, há 40 anos, não abandonassem a carreira por conta das dificuldades. Em um momento difícil, a canção tocou no rádio e eles decidiram não parar de cantar por conta da mensagem que ela transmitia.

A gravação do CD foi registrada por câmeras de vídeo, mas a dupla disse que não será lançado DVD, apenas alguns vídeos serão disponibilizados na internet. O projeto fica pronto já no mês de setembro.