Topo

Com clássicos dos Guns N' Roses, Slash satisfaz saudosistas durante show em SP

O ex-guitarrista do Guns N" Roses Slash se  apresenta em São Paulo (6/11/12) - Leandro Moraes/UOL
O ex-guitarrista do Guns N' Roses Slash se apresenta em São Paulo (6/11/12) Imagem: Leandro Moraes/UOL

Mário Barra

Do UOL, em São Paulo

06/11/2012 21h36Atualizada em 07/11/2012 23h52

A comparação é batida, por vezes oportunista e pode, com justiça, ser alvo de narizes torcidos. Certamente o guitarrista Slash sequer pensou no cantor Axl Rose durante sua apresentação nesta terça-feira (6) em São Paulo, no Espaço das Américas. Mas com um repertório com várias canções do Guns N' Roses, banda que deu fama à dupla, é inevitável lembrar sobre como --talvez-- o primeiro deles faça uma ausência maior.

Acompanhado pelo competente vocalista Myles Kennedy e os integrantes do The Conspirators, Slash subiu ao palco às 21h28 --sem os atrasos típicos do Guns N' Roses-- para lavar a alma de um público diverso: fãs clássicos de heavy melódico, roqueiros com camisetas de Motorhead e AC/DC e saudosistas da banda antiga com bandanas na cabeça.

Após abrir o show com a faixa “Halo”, que faz parte do recém-lançado álbum solo de Slash chamado “Apocalyptic Love”, o músico de 47 anos começou a agradar a maior parte da audiência ao tocar “Nightrain”, canção do álbum “Appetite for Destruction” (1987), a estreia do Guns e tido como o melhor disco da banda até hoje.

Tranquilo e com pouco movimento durante as primeiras músicas, Slash foi aos poucos se soltando e liberando os dedos para cobrir toda a superfície das guitarras Les Paul utilizadas na apresentação, incluindo a região onde as cordas são afinadas, que somente alguém como Slash pode fazer bom proveito.

No rosto enigmático, apenas uma careta com os beiços a cada bend, técnica na qual o guitarrista eleva ou abaixa a corda do instrumento para alcançar notas diferentes. Já a cartola, os cabelos à frente da cara e os óculos escuros continuaram intactos.

Armas, flores e papel picado

Com muito Guns N' Roses no repertório, a melhor surpresa da noite ficou por conta de “Civil War”, faixa reforçada por coro forte do público presente e que ainda não havia sido tocada durante a passagem de Slash pela América do Sul neste ano. Os fãs também puderam escutar “You're Crazy”, outra música do álbum de estreia do Guns, lançado há 25 anos.

Em seguida, “Rocket Queen” contou com o solo mais demorado da apresentação, com direito a finger slide, um cilindro de metal usado no dedo anelar para deslizar pelas seis cordas da guitarra. A essa altura do show, é possível levantar a dúvida sobre se os dedos de Slash ainda seguem seu cérebro ou se o músico simplesmente não pensa mais sobre qual nota tocar.

Outras bandas de Slash foram contempladas no show, como o Velvet Revolver representado com a pesada “Slither”, e o Snakepit, projeto paralelo do guitarrista durante a década de 1990, que foi lembrado com a faixa “Just Like Anything”.

Na plateia se via todo tipo de reação à overdose de Guns: gente tocando guitarra no ar, metaleiros fechando os olhos e dançando ao ritmo dos solos, velhos e jovens embasbacados com a rapidez dos dedos de Slash e até esboços de rodinhas para as músicas mais movimentadas.

O astro da noite, mais preocupado em mostrar o total domínio de seu instrumento musical, somente abriu a boca para falar após de mais de uma hora de show, para dizer “muito obrigado” com o mais clássico dos sotaques gringos.

Depois de muito variar entre velocidade e pura melodia, Slash desfilou uma série de hits que perdem quase toda a graça quando executadas pelos atuais guitarristas da banda chefiada por Axl: “Welcome to the Jungle”, “Sweet Child O'Mine” e “Paradise City”, esta última a faixa que encerrou o show de duas horas.

A única dúvida sobre o bom gosto roqueiro da noite ficou por conta da chuva de papel picado no final da apresentação, mas a noite já havia sido garantida. Pelo menos para as testemunhas nesta noite em São Paulo, fica claro quem vence a pré-histórica queda de braço entre os dois principais nomes da história do Guns N' Roses.