Topo

Adele ganha prêmio com "Skyfall" e Amy Winehouse é homenageada no Brit Awards

Do UOL, em São Paulo

20/02/2013 19h59

Com homenagem póstuma a Amy Winehouse e Adele vencedora do melhor single britânico com "Skyfall", a 30ª edição do Brit Awards foi realizada nesta quarta (20), em Londres. 

Entre os vencedores, os destaques foram o grupo britânico Mumford & Sons, que venceu na categoria Melhor Grupo Britânico e que  também foi destaque no Grammy, vencendo em cinco categorias. A cantora Emeli Sandé, nova revelação do soul e r&b da Escócia, foi escolhida como melhor Artista Britânica Feminina e Melhor Álbum Britânico com "Our Version of Events". 

Nas categorias que avaliam os artistas internacionais, os destaques foram Lana Del Rey, a cantora pop que criou polêmica e ganhou fãs em 2012 e o duo Black Keys, que se apresenta no Brasil em março, no festival Lollapalooza. 

Os artistas pop também tiveram espaço na premiação. Além de apresentações de Justin Timberlake e Taylor Swift, a boyband One Direction levou o prêmio de Sucesso Mundial.  

Adele ganhou prêmio por sua trilha para o novo "007", com "Skyfall" levando o prêmio de single do ano. Uma série de homenagens à cantora Amy Winehouse foi exibida antes da apresentação do prêmio de Artista Britânica Feminina. Os pais da cantora também compareceram ao evento, vestindo camisetas com seu rosto. 

Artista britânica feminina — Emeli Sande

Grupo britânico — Mumford & Sons

Revelação britânica — Ben Howard

Artista britânico  masculino — Ben Howard

Escolha da crítica — Tom Odell

Artista internacional feminina— Lana Del Rey

Show ao vivo britânico — Coldplay

Single britânico — "Skyfall," Adele

Grupo internacional — The Black Keys

Artista internacional masculino — Frank Ocean

Prêmio de reconhecimento especial — Warchild

Álbum britânico — Emeli Sande, "Our Version of Events"

Sucesso mundial — One Direction