Topo

"Era como ouvir Justin Bieber", diz Caetano Veloso sobre álbum de estreia dos Beatles

Do UOL, em São Paulo

15/03/2013 07h10

"Revolucionários", "simplórios", "diferentes", "apaixonantes"... Cinquenta anos após o lançamento de "Please, Please Me", primeiro álbum dos Beatles, artistas consagrados da música brasileira ainda divergem quando tentam explicar ao UOL o que sentiram ao ouvir pela primeira vez as músicas do quarteto de Liverpool.

"Ninguém sabia que ia virar esse fenômeno, mas chamou logo a atenção, porque era uma música rápida, uma música fácil, e era diferente", recorda o cantor romântico Odair José no primeiro vídeo da série "Especial Beatles - 50 Anos de Beatlemania", que o UOL começa a publicar nesta sexta-feira (15).

Continua após publicidade

Dividida em quatro edições, a série mostra ainda a banda cover ZoomBeatles interpretando o álbum "Please, Please Me" na íntegra, com instrumentos e equipamentos de época para reproduzir a sonoridade original de 1963.

"Cara, em 1963, quando os Beatles apareceram e eu ouvi as primeiras vezes, era como hoje a pessoa ouvir Justin Bieber. Não era mais do que isso", lembra Caetano Veloso. "Achei bonitinhas as canções, um negócio meio simplório assim, porque, veja bem, eu gostava do [jazzista] Thelonious Monk!"

Além de Caetano, o primeiro episódio traz depoimentos de Ronnie Von, Cauby Peixoto, Ritchie, Renato Barros (do grupo Renato & Seus Blue Caps) e Lilian Knapp (da dupla Leno & Lilian), que resume a sensação que teve ao botar o primeiro disco da vitrola:  "Fiquei apaixonada. Foi amor à primeira vista."

A série em vídeo foi gravada em HD e presta uma homenagem ao célebre "Rooftop Concert", clássico show dos Beatles gravado no telhado da gravadora Apple, em Londres. As datas de lançamento são:

15/03 - Parte 1: Impacto
18/03 - Parte 2: Influências
20/03 - Parte 3: Beatlemania
22/03 - Parte 4: Legado

"Please, Please Me"
Lançado em 22 de março de 1963, "Please, Please Me" surgiu na sequência do sucesso do single homônimo, o primeiro dos Beatles a alcançar o primeiro lugar nas paradas britânicas. Era o início oficial da chamada beatlemania.

Gravado e mixado ao vivo nos estúdios Abbey Road em menos de 10 horas, "Please, Please Me" traz clássicos como "I Saw Her Standing There", "Love Me Do", "Do You Want To Know a Secret", "Twist And Shout" e a faixa-título. Como todos os álbuns de estúdio da banda, chegou ao primeiro lugar das paradas logo após o lançamento.

Sob o comando do produtor George Martin, a gravação procurou reproduzir a sonoridade dos shows dos Beatles no lendário Cavern Club, em Liverpool. As faixas misturavam algumas das melhores composições de Lennon & McCartney e covers que ilustravam bem as influências que guiavam a banda na época.

631 Comentários

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

Fagner Fí

Caetano provando que a unanimidade é burra. Concordo que era mais ou menos isso no começo. Geniais eles foram depois e o próprio Caetano reconheceu isso, afinal a Tropicália não seria a mesma coisa sem a influência do Pet Sounds/Sgt. Peppers.

Helke Fernandes Miller

Caetano Veloso com todo o respeito que eu tenho por voce e pela sua obra, posso dizer que voce foi no minimo incoerente ao dizer isso da maior banda da historia do rock and roll. Mesmo que Justin Bieber tivesse todo o talento do mundo, ele ainda nao teria 1% da musicalidade, carisma e profissionalismo que os Beatles tinham.Soh nao vou falar palavrao porque sou uma pessoa que respeita a opiniao dos outros mas da proxima vez ve se tenta nao fazer esse tipo de comparacao.John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr nao merecem ser comparados com um cantor fabricado pela midia. Os Beatles alem de serem bons, entendiam de musica e John Lennon por exemplo era um homem muito culto.Soa ateh estranho vir de alguem que morou na Inglaterra dizer isso. Please Please Me pode nao ter o mesmo impacto que Sargent Peppers mas mesmo assim foi um album muito importante e ainda continua ateh hoje.

publicidade