Topo

Regina Spektor interrompe show em SP por questões de segurança após queda de corda

Do UOL, em São Paulo*

11/04/2013 04h19

A cantora russa Regina Spektor terminou seu show no Credicard Hall, em São Paulo, antes do previsto, devido à queda de uma corda do teto da casa de espetáculos na noite desta quarta (10). A cantora começou o show com meia hora de atraso. 

Antes de se despedir, ela pediu desculpas à plateia e afirmou que estava finalizando o show antes por problemas técnicos e questão de segurança de todos. Antes disso, Regina já tinha feito uma pausa no meio do show que durou cerca de 10 minutos, quando as luzes se acenderam e tocaram músicas de outros artistas. 

Mais tarde, pelo Facebook, ela voltou a pedir desculpas ao público e disse que a corda chegou a atingir o seu engenheiro de som. "Quero pedir desculpas por ter sido necessário terminar o show antes. A corda que sustentava um cano do teto caiu no meu engenheiro de som, mas por sorte ele está bem", escreveu a cantora. "Ninguém no palco estava seguro porque as luzes podiam cair de 25 metros. Todos estão bem e sentimos muito que não foi possível apresentarmos mais três músicas para vocês".

Jack Dishel, marido de Regina e que abriu o show da cantora sob o codinome Only Son, tocando músicas apenas com voz e violão, saiu após o show para conversar com fãs, autografar CD's e pegar presentes para entregar para a cantora. "O palco estava fazendo sons estranhos, então ela decidiu parar. Faltaram apenas três músicas, mas ela gostaria de ter tocado mais", disse o músico, que comentou ter conhecido Regina na época da faculdade. 

A assessoria do Credicard Hall informou que o comunicado de Regina foi um "equívoco". "A Time For Fun gostaria de esclarecer que, na noite de ontem, o show teve uma rápida interrupção e diminuição no seu bis, quando a cantora detectou uma suposta queda de cabo. Tão logo o show foi encerrado, ficou esclarecido que se tratava de uma corda leve de sisal usualmente utilizada para prender cortina e que não oferece nenhum risco", informaram.

"Esclareceu-se também que não houve nenhuma ameaça de rompimento de qualquer cabo que prendesse spots de luz. Atendendo a todas as regras de segurança, todos os spots do Credicard Hall são presos com cabos de aço. Durante todo o período do show, artista, público e técnicos estiveram em total segurança." 

Em sua segunda vez no país, a cantora apresentou "What We Saw From the Cheap Seats", álbum lançado em 2012. Desse disco, entram no repertório dos shows músicas como "All the Rowboats", "The Party", “Ballad of a Politician”, “How” e “Small Town Moon”. Durante o show, a plateia tentou acompanhar as músicas, aplaudindo de forma meio desengonçada e com aplausos no fim de cada agudo que Regina cantava. 

Em uma apresentação permeada por elogios como “Linda!” a “eu amo seu cabelo” e até pedidos de casamento (aos quais Regina respondia timidamente “Estou comprometida!”), não havia nada de errado que a artista poderia ter feito para desagradar ao público. A performance foi mais uma reconquista de uma plateia – que já estava conquistada há muito tempo – heterogênea, tanto em termos de idade quanto de vestuário.

A timidez da cantora acabou funcionando a seu favor, mas não era para disfarçar nenhuma incompetência ao piano ou ao microfone. A plateia saudava a cada agudo mais alto ou às repetições de "baby" em "Small Town Moon", de seu disco mais recente. No palco, a cantora sorria timidamente dizendo sempre "obrigada", única palavra que ela diz ter aprendido em português. 

Ainda assim Spektor também sofreu com o forte ar condicionado da casa e tossiu diversas vezes durante a apresentação, o que ela tentou compensar com chá e água e pedindo desculpas, apesar do problema não ter atrapalhado a sua voz.  

Dos trabalhos mais antigos, Regina tocou sucessos como "Blue Lips", “Eet”, “Dance Anthem of the 80's”, “Better”, “On the Radio”, e "Us", do longa "500 Dias Com Ela", que o público levantou das cadeiras e se aproximou do palco para cantar junto e filmar e que acabou sendo a última música da apresentação. 

"Fidelity" – que ficou famosa no Brasil depois de ser a música-tema dos personagens de Cauã Reymond e Mariana Ximenes na novela "A Favorita" acabou não sendo apresentada em São Paulo em função da interrupção do show. Regina Spektor se apresenta no Rio nesta quinta, no Citibank Hall, pela primeira vez. 

*Com reportagem de Lee Ka Wai, Estefani Medeiros e Mariana Pasini