Topo

Morre Storm Thorgerson, criador da capa de "The Dark Side of the Moon"

Do UOL, em São Paulo

18/04/2013 19h27

O designer gráfico Storm Thorgerson, responsável pela arte da capa de “The Dark Side of the Moon”, do Pinky Floyd, morreu nesta quinta-feira (18), aos 69 anos, em decorrência de um câncer. A notícia foi divulgada pelo site da BBC.

Amigo de infância dos fundadores da banda, o ilustrador tornou-se o designer oficial do grupo, responsável por uma série de criações. Ele também desenvolveu a capa de discos do Led Zeppelin, Peter Gabriel e Muse, entre outros.

Nesta quinta-feira, a família do designer divulgou um comunicado dizendo que ele morreu em paz, rodeado pela família e amigos.

Dave Gilmour, guitarrista e vocalista do Pink Floyd, divulgou um comunicado em seu site oficial no qual se refere às obras de Thorgerson criadas para a banda como "uma parte inseparável do nosso trabalho".

Ele disse: "Nós nos conhecemos em nossa adolescência, nos reuníamos no Green Sheep, um lugar à beira do rio em Cambridge e Storm sempre esteve cheio de ideias e entusiasmo. Ele tem sido uma força constante na minha vida, tanto no trabalho como na vida pessoal, um ombro para chorar e um grande amigo. Sentirei sua falta”.

Em entrevista à “BBC”, em 2009, Thorgerson comentou a arte de “The Dark Side of the Moon”. "É umaboa idéia, mas simples. A refração da luz através de um prisma é uma característica comum na natureza, como em um arco-íris. Gostaria de reivindicar sua autoria, mas infelizmente isso não é meu!”, brincou.