Topo

Netinho respira sem ajuda de aparelhos, diz boletim médico

Do UOL, em São Paulo

02/06/2013 17h50

Netinho está respirando sem ajuda de aparelhos, segundo o boletim médico divulgado neste domingo (2) pelo hospital Sírio Libanês, onde o cantor está internado desde o dia 10 de maio. Ele segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.

Ainda segundo o boletim, Netinho apresentou melhora do quadro neurológico, e encontra-se estável. Neste sábado, foi divulgado que a equipe médica que está cuidando do cantor restringiu a quantidade de visitantes que poderão entrar na UTI para evitar infecções.

A assessoria do hospital disse que este procedimento é padrão nesses casos. O cantor teve uma pequena hemorragia cerebral na última quarta-feira (30), a segunda em uma semana, e foi levado ao Centro Cirúrgico para lavagem de coágulos e troca de cateteres.

A equipe do cantor publicou um comunicado no Facebook, pedindo para que os fãs não deem ouvido a boatos sobre a saúde do músico:

"Galera, tem umas pessoas de almas pequenas que perdem seu tempo dando informações falsas sobre a saúde do nosso amado Netinho. Com certeza, devem ser pessoas mal amadas, sozinhas, que não tem pai, mãe, filhos ou amigos de verdade, cuja única ocupação para a sua vida mesquinha é fazer e desejar mal aos outros. Peço a vocês que não deem ibope a esse tipinho de gente. Simplesmente ignorem. As informações verdadeiras são do Facebook Netinho e de seu site. E vamos continuar com as nossas lindas demonstrações de amor, carinho e de fé, pois Netinho está se recuperando e logo, logo estará de volta à vida normal, nos levando muita alegria e amor".

Internação em Salvador

No dia 18 de abril, Netinho foi internado no Hospital Aliança, em Salvador, com psoíte (inflamação do músculo psoas), após sentir fortes dores na coxa durante um ensaio com a banda, e foi liberado no dia seguinte. No entanto, as fortes dores passaram para o abdômen e foi constatado que uma artéria havia estourado. Netinho passou por uma cirurgia, na qual foi descoberto um tumor benigno no fígado.

Desde então, o cantor permaneceu internado na UTI para "observação e precaução", segundo a assessoria de imprensa. Ele chegou a ser transferido para um quarto, mas um quadro infeccioso causou uma nova hemorragia e ele voltou para a UTI, dessa vez em estado grave e respirando com a ajuda de aparelhos. Na madrugada do dia 10 de maio, Netinho foi transferido para o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Anabolizantes

De acordo com especialistas entrevistados pelo "Fantástico", da Globo, Netinho pode ter feito uso de anabolizantes que prejudicaram sua saúde. Segundo Jorge Bastos, cirurgião do cantor, há "prescrições médicas, de médicos fora da Bahia", com produtos do tipo direcionados ao artista.

Para Bastos, "é provável que tenha [havido] o uso de algum medicamento que inclusive já havia sido prescrito para ele para estimular o crescimento muscular, como hormônios anabolizantes. Várias substâncias que são utilizadas para a fisicultura. E eventualmente algumas que são utilizadas também supostamente para reverter ou deter o envelhecimento".