Topo

Com destaque para shows, BET Awards premia Kendrick Lamar, Nicki Minaj e Rihanna

Do UOL, em São Paulo

01/07/2013 10h54

O rapper Kendrick Lamar e as cantoras Nicki Minaj e Rihanna foram os destaques do BET Awards, no domingo. O prêmio voltado para artistas e atletas negros nos EUA também premiou o ator Jamie Foxx e a ginasta Gabrielle Douglas.

Os shows foram bastante comentados nas redes sociais. Janelle Monáe apresentou o novo single com participação de Erykah Badu, “Q.U.E.E.N.” e Robin Thicke agitou o público com o megahit "Blurred Lines". Stevie Wonder, Mariah Carey, Miguel e Ciara também se apresentaram.

Chris Brown abriu a premiação com “Fine China” e mostrou trecho de uma música com a participação póstuma da cantora Aaliyah, morta em um acidente aéreo em 2001. Ele saiu do evento com o prêmio de "Fandemonium", com votação dos fãs. 

Rihanna não compareceu ao evento, mas conquistou o prêmio de Melhor Artista Feminino de Pop e R&B. Quem conquistou o posto entre os homens foi o cantor Miguel, que causou polêmica ao machucar uma mulher durante apresentação do Billboard Music Awards, em maio.


Kendrick Lamar, que concorria em oito categorias, conquistou os prêmios de Melhor Artista Masculino e Melhor Artista de Hip-Hop no evento apresentado pelo comediante Chris Tucker, em Hollywood.

No discurso, Kendrick enfatizou sua origem humilde ao dizer que veio de um mundo do vale-refeição, da assistência social e da habitação publica. "Você está me vendo na TV agora. Isto é a prova viva de que você pode fazer qualquer coisa que tiver em mente", disse.

Com o cabelo loiro e liso, Nicki Minaj fez um show explosivo e conquistou pelo quarto ano consecutivo o prêmio de Melhor Artista Feminina de Hip-Hop. O cantor Drake ganhou como Vídeo do Ano e Escolha da Audiência  com o clipe de “Started at the Bottom”.

No prêmio pelo conjunto da obra, o “Lifetime Achievement”, Charlie Wilson, fundador do Gap Band, também ganhou – e participou – de uma homenagem feita por Justin Timberlake, Pharrell Williams e Snoop Dogg.

Jamie Foxx foi escolhido como melhor ator pela sua performance como o escravo Django, em “Django Livre”, de Quentin Tarantino. Ele homenageou os “Deuses que atuam”, como Sidney Poitier e Harry Belafonte, além do próprio Tarantino. Jamie, que também canta, apresentou um rap no palco.

Kerry Washington, da série "Scandals" ganhou como Melhor Atriz. Medalhista olímpica, a jovem Gabrielle Douglas foi eleita Atleta do Ano e o prêmio “Young Stars”.