Topo

Após show polêmico, Miley Cyrus vê popularidade e vendas aumentarem

Do UOL, em São Paulo

27/08/2013 12h44

A cantora Miley Cyrus pode ter chocado com sua polêmica apresentação no VMA na noite de domingo, mas não pode reclamar: 24 horas após seu novo disco, “Bangerz”, entrar em pré-venda no iTunes, a cantora dominou os sites, jornais e, principalmente, os trending topics nas redes sociais.

De acordo com o site “The Hollywood Reporter”, fontes do setor dizem que o single de Cyrus, “We Can’t Stop”, teve um aumento de 20% nas vendas nesta semana e que o disco já tinha vendido 90 mil cópias em dois dias de pré-venda.

Aos 20 anos, Miley enterrou definitivamente a aura Disney, que carregava desde quando estrelou a série “Hannah Montana”, com o show feito em parceria com Robin Thicke no domingo. A cantora se roçou em Robin, emulou posições sexuais e apareceu com um biquíni de látex apertado – sempre, claro, com a língua de fora.

Prova do impacto – negativo e positivo – de sua apresentação foram os 306 mil tweets por minuto durante o show. Para se ter uma ideia, a apresentação de 15 minutos de Justin Timberlake, o grande nome da noite, rendeu 219 mil tweets. Miley também ganhou 50 mil “curtir” em sua página no Facebook apenas no dia da premiação.

Aumento nas vendas, mas também nas críticas. A polêmica chegou no Parents Television Council, grupo que defende regulações mais severas de conteúdo televiso nos Estados Unidos para o público infantil.

"A MTV continua a explorar sexualmente mulheres jovens promovendo shows que incorporam (a dança) twerking em biquínis cor-de-pele. Como esta imagem de uma estrela infantil pode ser apropriada para crianças de 14 anos?", diz a nota enviada pelo grupo na segunda. 

Van Toffler, presidente da Viacom, grupo que controla a MTV, comentou o caso: “Artistas são como atletas em dia de jogo. Miley fez todos aqueles movimentos e gesto no ensaio? Não”, disse ao “Hollywood Reporter”. “Mas sabíamos que a apresentação seria provocativa, como é o vídeo”. Para ele, Miley definitivamente trouxe uma “energia diferente” para o evento.

A cantora tem se encarregado de retuitar e divulgar apenas boas resenhas. Sobre a repercussão, disse: "Meu desempenho no VMA teve 306 mil tuítes por minuto. Isso é mais do que o blecaute do Superbowl! #fato", escreveu em seu Twitter, na segunda. O pai, Billy, indicou que estava do lado da filha: "Mais amor... menos ódio".

  • MTV

    Família Smith virou meme, mas a MTV afirma que a surpresa estampada nos rostos aconteceu durante show de Lady Gaga

O que é o twerking?

O twerking é um estilo de dança provocativo com ecos no "quadradinho de oito" e outros passos do funk brasileiro. Seu movimento extremamente sexual é alvo de críticas de feministas. Muitos apontam sua origem na década de 90, como parte do hip hop americano. Afinal, Miley também recebeu críticas por “apropriação da cultura negra”.

"Miley Cyrus está colhendo os benefícios de partes da ‘cultura negra’ que as próprias mulheres negras são estereotipadas e criticadas. Então, não, eu não a apoio", afirmou o usuário Rey_De_Piedra no Twitter.

Enquanto Miley aproveita a popularidade, a MTV americana avisou que a reação da família de Will Smith – eternizado em imagens onde aparecem chocados - não aconteceu durante a performance de Miley, como blogs e tumblrs afirmaram, mas sim no show de Lady Gaga.