Topo

Beyoncé se apresenta em Belo Horizonte com Jay-Z na plateia

João Marcos Veiga

Do UOL, em Belo Horizonte

12/09/2013 00h33

A capital mineira recebeu na noite desta quarta-feira (11) o segundo show no Brasil da turnê mundial de Beyoncé. Com 1h15 de atraso, a cantora americana subiu ao palco do estádio Mineirão empolgando cerca de 30 mil pessoas ao som de “Run The World”. Por quase duas horas, a artista manteve a plateia hipnotizada com o já esperado espetáculo de luzes, figurinos e músicas, entoadas a plenos pulmões pelos presentes, como no groove de “Get me Bodied”. Não só as letras, mas também as coreografias eram espelhadas na plateia, como em “Single Ladies”.

A música foi o momento mais aguardado pela mineira Laís Meneguel, que comemorava sua despedida de solteira com um grupo de amigas – todas com grinaldas na cabeça. “Logo que soube do show decidi que a comemoração seria aqui. É um momento pra gente estar bem unida”, disse a jovem de 25 anos, que combinou todos os detalhes com as amigas em um chat no celular chamado Single Ladies.

Terceira turnê internacional da diva do pop, "The Mrs. Carter Show World Tour" já passou pelos Estados Unidos e Europa e é uma referência ao marido da cantora, Shawn Corey Carter, o rapper Jay-Z. O artista e produtor assistiu ao show da mulher em Belo Horizonte em parte na cochia do palco e em parte em um camarote especialmente preparado para também receber a filha do casal, Blue Ivy, de 1 ano e 8 meses, além da mãe da cantora. Para a turnê brasileira, a família alugou uma casa em Trancoso (BA), para onde retorna após o encerramento dos shows e aguarda até o dia do próximo compromisso no país.

Apesar do pouco tempo junto aos fãs, a megaprodução têm sido atenciosa com o público local, postando fotos da equipe pelas cidades que passa – o site oficial da turnê já contava, horas antes do show, com fotos da equipe no Mercado Central e centro de Belo Horizonte. Carolina Lima, 20 anos, destaca o carisma e a simpatia como os principais dotes de Beyoncé, além de considera-la uma artista completa. E nesse quesito o show também não decepcionou – depois de dizer que ama o Brasil, em “Irreplaceable” a americana desceu do palco e cumprimentou vários fãs esbanjando seu corpo esculpido por um colado vestido azul brilhante. Um dos momentos auges do contato com a plateia foi quando ela cantou “Happy Birthday to You” para um rapaz que informava em um cartaz fazer aniversário naquele dia.

Acampamento e clima familiar
Desde o dia 12 de agosto, alguns fãs já estavam acampados em frente ao estádio Mineirão, como forma de garantir não só um antecipado lugar privilegiado próximo ao palco, mas também para demonstrar a adoração por Beyoncé. Um mês depois, no entanto, o clima foi de tranquilidade, com poucas filas e alguns lotes de ingresso ainda à venda (segundo a produção, 30 mil pessoas estavam presentes, frente às 40 mil que o estádio comportava para o evento). Reclamações foram ouvidas apenas pelos vendedores, que não conseguiram vender todas as camisetas e bandanas.

Apesar do público predominantemente jovem, pessoas de todas as idades circulavam pelo local e transformaram a pista do estádio em uma verdadeira balada, ao som de funk, rap e outros gêneros embalados pelo DJ que antecedeu o show. Pais acompanhando crianças e adolescentes também marcaram presença. O mecânico José Carlos trouxe a filha de 14 anos e mais três amigas da mesma faixa etária. O figurino do quarteto trazia o que pra elas é praticamente uma obrigação para aquelas que se declaram fãs incondicionais da cantora: “salto alto e muito brilho para homenagear nossa diva”, como explica a estudante Marcela Dias.

Depois de passar por Fortaleza e Belo Horizonte, a turnê de The Mrs. Carter Show segue para a capital fluminense, onde abre a edição 2013 do Rock in Rio nesta sexta. Na sequência, Beyoncé se apresenta em São Paulo, no domingo, e encerra sua segunda passagem pelo Brasil com apresentação em Brasília, na próxima terça.