Gaga tem "caso" com presidente e Taylor Swift é artista do ano no AMA 2013
Taylor Swift ganhou o prêmio de artista do ano no American Music Awards, realizado neste domingo (24), em Los Angeles. A artista ainda foi vencedora nas categorias melhor artista feminina country e melhor álbum country, por "Red". Justin Timberlake também foi para casa com três prêmios: melhor artista de pop/rock, melhor artista de Soul/R&B e melhor álbum de Soul/R&B . Ele ainda cantou "Drink You Away" ao vivo com sua banda, a Tennessee Kids.
Sem fôlego, Taylor Swift discursou e ressaltou o sentimento de suas canções. "Isso valida que, se você votou, nós estamos na fossa do mesmo jeito, e nos apaixonamos do mesmo jeito, e ficamos felizes do mesmo jeito, e se você escutar, estamos na mesma página... estamos nessa juntos", disse Swift, ao receber o prêmio final.
Vestida de gueixa, Katy Perry foi a responsável pela abertura da premiação ao cantar sua nova música "Unconditionally". Também se apresentaram One Direction, Imagine Dragons, Rihanna, Miley Cyrus, Jennifer Lopez, e Lady Gaga. Cyrus, que fez 21 anos neste sábado e vem causando polêmica com uma dança sensual chamada Twerk, optou por uma apresentação mais romântica desta vez, com um estranho gato como cenário para a performance.
Caso com presidente e prêmio precoce
O número mais polêmico da noite ficou por conta de Gaga, que cantou "Do What U Want" e encenou um caso com o “presidente dos Estados Unidos” R. Kelly, em uma clara referência aos escândalos sexuais entre os políticos americanos. O cantor de R&B participa da música e já havia simulado uma cena de sexo com a cantora na apresentação no programa "SNL".
No papel de secretária do presidente, Gaga atende a um telefonema do chefe, que pede: "Garota, você tem trabalhado para mim por seis longos anos , você sabe o que eu quero". Mais tarde, o "presidente" termina o caso com a cantora: "Quem colocou essas fotos no Instagram?", questiona. Após ser "abandonada", Gaga encerra a música em cima de um piano de causa. Ao fundo, manchetes falsas e difamatórias aparecem no telão, como " Lady Gaga é gorda " e " Lady Gaga já era".
A cantora também roubou a cena no tapete vermelho, ao chegar sobre um cavalo. O animal, no entanto, não era de verdade, mas sim dois homens fantasiados que carregaram a estrela do pop até a entrada do Nokia Theatre, em Los Angeles.
Precocemente, Rihanna também foi homenageada com um prêmio de ícone da música, entregue pela sua mãe, Monica Fanty. A cantora agradeceu o apoio de Fenty no início da carreira. "Eu tinha apenas 15 anos quando comecei e ainda estava na escola. Insisti que era aquilo que queria fazer e minha mãe finalmente disse 'sim'. E isso foi o começo de tudo", contou a cantora.
A dupla de rap Macklemore & Ryan Lewis liderava as indicações, concorrendo a seis troféus, mas levou apenas dois prêmios: melhor artista de e melhor álbum de Rap/Hip-Hop. Eles usaram o discurso para tratar de uma questão social. "Quero homenagear Trayvon Martin e as centenas e centenas de garotos que morrem todos os anos devido à discriminação racial... É hora de olharmos para a juventude e combatermos o racismo e as leis que o protegem", disse Macklemore.
Martin, um adolescente negro, foi morto em 2012 por um morador de um condomínio da Flórida que desconfiou dele. Martin estava desarmado, e o caso provocou grande repercussão. O autor do disparo, um hispânico branco, foi absolvido.
A "boy band" britânica One Direction derrotou Swift e Timberlake na disputa por melhor álbum de pop/rock, com "Take Me Home", e também ganhou o troféu de melhor grupo de pop/rock. Uma ausência notável foi a de Justin Bieber, grande ganhador do ano passado, mas que não foi indicado em nenhuma categoria nesta edição.
Os indicados e vencedores do American Music Awards são escolhidos pelo público, em votação via Internet.
Veja os vencedores:
Artista do ano
Macklemore & Ryan Lewis
Bruno Mars
Rihanna
Taylor Swift (vencedor)
Justin Timberlake
Prêmio Ícone
Rihanna
Novo artista do ano
Florida Georgia Line
Ariana Grande (vencedor)
Imagine Dragons
Macklemore & Ryan Lewis
Phillip Phillps
Single do ano
Florida Georgia Line Featuring Nelly, "Cruise" (vencedor)
Macklemore & Ryan Lewis Featuring Wanz, "Thrift Shop"
Robin Thicke Featuring Pharrell & T.I., "Blurred Lines"
Artista favorito - Pop / Rock
Bruno Mars
Robin Thicke
Justin Timberlake (vencedor)
Banda, duo ou grupo favorito - Pop / Rock
Imagine Dragons
Macklemore & Ryan Lewis
One Direction (vencedor)
Álbum favorito - Pop / Rock
One Direction, "Take Me Home" (vencedor)
Taylor Swift, "Red"
Justin Timberlake, "The 20/20 Experience"
Artista favorito - Country
Luke Bryan (vencedor)
Hunter Hayes
Blake Shelton
Artista favorita - Country
Miranda Lambert
Taylor Swift (vencedor)
Carrie Underwood
Banda, duo ou grupo favorito - Country
The Band Perry
Florida Georgia Line
Lady Antebellum (vencedor)
Álbum favorito - Country
Luke Bryan, "Crash My Party"
Florida Georgia Line, "Here's To The Good Times"
Taylor Swift, "Red" (vencedor)
Álbum favorito – Rap / Hop-Hop
Jay Z, "Magna Carta…Holy Grail"
Kendrick Lamar, "good kid, m.A.A.d city"
Macklemore & Ryan Lewis, "The Heist" (vencedor)
Artista favorito - Soul / R&B
Miguel
Robin Thicke
Justin Timberlake (vencedor)
Artista favorita - Soul / R&B
Ciara
Alicia Keys
Rihanna (vencedor)
Álbum favorito - Soul / R&B
Rihanna, "Unapologetic"
Robin Thicke, "Blurred Lines"
Justin Timberlake, "The 20/20 Experience" (vencedor)
Artista favorito - Rock alternativo
Imagine Dragons (vencedor)
The Lumineers
Mumford & Sons
Artista favorito - Latino
Marc Anthony (vencedor)
Prince Royce
Romeo Santos
Artista favorito - Música eletrônica
Avicii (vencedor)
Daft Punk
Calvin Harris
Zedd
* Com informações da Reuters
6 Comentários
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
QUe horas que aconteceu? Antes das 22 né? Pq depois disso o público alvo, as crianças já estariam dormindo. A indústria americana e inglesa já foram melhores.
Kendrick Lamar nao ter ganhado Artista do ano jah eh uma mentira, mas ele nao ter ganhado de melhor álbum de rap dai nao dah, nao pode! Se mata VMA