publicidade

Topo

Na Espanha, Caetano se apresenta para 8 mil pessoas e faz gringos dançarem

Caetano Veloso se apresenta no festival Primavera Sound em Barcelona, na Espanha - EFE
Caetano Veloso se apresenta no festival Primavera Sound em Barcelona, na Espanha Imagem: EFE

Estefani Medeiros

Do UOL, na Espanha

31/05/2014 18h51

Atração considerada inusitada em meio a um line-up que incluiu Arcade Fire, Queens of the Stone Age, Buzzcocks e Nine Inch Nails, Caetano Veloso apresentou faixas de seu último álbum "Abraçaço" e clássicos da sua carreira no festival catalão Primavera Sound neste sábado (31).

Acompanhado da Banda Cê e do filho dele, Moreno, em um palco de frente para o mar, o baiano tocou versões rock de faixas como "Odeio", "Homem" e "Funk Melódico", colocou os gringos para dançar das formas mais caricatas com a sambante "Reconvexo", de Maria Bethânia, e arriscou uma acapella latina com "Tonada de Luna".

Caetano Veloso se apresenta no festival Primavera Sound ao pôr do sol - Estefani Medeiros/UOL - Estefani Medeiros/UOL
Caetano Veloso se apresenta no festival Primavera Sound em Barcelona, na Espanha, com pôr do sol
Imagem: Estefani Medeiros/UOL

Não faltaram ainda os hits "Leãozinho" e "A Luz de Tieta", que ganhou coreografia e coro do público. O bis veio com "Você Não Entende Nada" em uma versão festiva e com solos de guitarra estendidos.

Cercado por cavaletes e quadros com figuras geométricas, Caetano encheu o palco em formato auditório em um show que combinou o bom clima do fim de tarde e o pôr do sol para um público estimado em oito mil pessoas.

Por cerca de uma hora, Caetano, 71 anos, dançou, deitou, deu corridinhas pelo palco, mas não fez nenhum comentário. A despedida e agradecimento ao público foram feitas com gestos educados e delicados.

Na plateia, brasileiros que moram na Europa ajudaram a dar voz às músicas, como as amigas e estudantes Giovana Cardoso, 25, e Laura Soares, 28, que tinham o rosto pintado com a bandeira brasileira verde e amarelo. "Nós gostamos muito do show. Sempre acompanhamos artistas brasileiros para matar a saudade de casa."

Entre os estrangeiros, o italiano Diego Desal, 43, e a inglesa Angie Meadans, 40, aprovaram a apresentação. "Achamos o show muito bom porque ele não medo de inovar no palco e mostrar suas diferentes influências. Ele não se apega só a parte tropical, mas mostra também o seu lado rock e latino. Gostaríamos de vê-lo de novo em uma turnê por aqui", disse Desal. Não muito longe dali, um fã espanhol do Queens of the Stone Age gritava pedindo bis.

Rodrigo Amarante e bandas independentes também representaram a música brasileira

Além de Caetano, o ex-Los Hermanos Rodrigo Amarante abriu a programação na última quinta-feira com faixas de seu álbum solo "Cavalo". E as bandas independentes Móveis Coloniais de Acaju, Black Drawing Chalks, Boogarins e Single Parents se apresentaram em diferentes palcos do evento para os ouvidos dispostos a descobrir o rock nacional. 

7 Comentários

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

Marcio Ferreira Lopes

Que fique cantando esse tal de leãozinho pra lá.

jangocCE

Curioso é perceber que nesse rock in rio LISBOA, não aparecem os ditos cujos estilos diferenciados brasileiros, que costuma tocar aqui. Agora, manchete mentirosa! Pensei que pelo Caetano, fosse levar em Portugal esse tanto de gente. Só depois explicaram. E pegaram uns dois gatos pingados gringos pra falar de algo de bom daqui! Agora, quando o gringo pinta aqui, a diferença é brutal. Só faltam levar até o DNA do ídolo gringo! P.s: Por r alguns comentários, percebo o porquê o cantor foi-se pra lá! Como dizia o jornalista, formos mais inteligentes!