Topo

Foo Fighters divulga trailer de documentário sobre o novo disco da banda

Do UOL, em São Paulo

21/08/2014 16h07

O Foo Fighters liberou o trailer do documentário da HBO "Sonic Highways", sobre o oitavo álbum do grupo, homônimo.

O vídeo mostra um trecho da música de abertura do disco, intitulada "Something From Nothing", além de imagens das gravações realizadas em diversos estúdios espalhados pelos Estados Unidos - além das influências musicais presentes em cada um desses lugares (Chicago, Nova Orleans, Boston, Nashville, entre outros). 

Entre os artistas que participam do material, estão Slash, Dolly Parton, Willie Nelson, Chuck D, Joan Jett, Rick Rubin, Pharrell Williams, Buddy Guy, Dan Auerbach, do Black Keys, e o presidente norte-americano Barack Obama. "Este é o mapa musical dos Estados Unidos", diz o frontman Dave Grohl. 

O documentário tem estreia marcada para 17 de outubro, poucos dias antes do lançamento do álbum - que acontece em 10 de novembro.

"Sonic Highways"

Capa de "Sonic Highways" reúne todos as oito cidades por onde a banda passou durante as gravações - Divulgação - Divulgação
Capa de "Sonic Highways" reúne todos as oito cidades por onde a banda passou durante as gravações
Imagem: Divulgação
O número oito vai mesmo direcionar o novo trabalho, a exemplo do fato de que o disco será lançado com apenas oito canções. São elas: "Something From Nothing", "The Feast and The Famine", "Congregation", "What Did I Do?/God As My Witness", "Outside", "In The Clear", "Subterranean" e "I Am A River".

No anúncio recente, publicado na página oficial da banda no Facebook, foi divulgada também a capa de "Sonic Highways" -- o quebra-cabeça montado por fãs, conforme coordenadas divulgadas nas redes sociais da banda.

Em cada um dos pedaços da imagem, oito cidades pela qual a banda gravou o novo trabalho: Seattle, Chicago, Nova York, Hollywood, Washington D.C., Austin, Nova Orleans e Nashville. No centro, um grande oito. 

O mesmo Foo Fighters

Em maio, o líder da banda pediu para que os fãs não esperem nada de diferente no som do novo trabalho. Questionado pela revista "Billboard" sobre a sonoridade das canções recentes, Dave Grohl brincou e ironizou a banda Radiohead, conhecida pela experimentação.

"Quando estávamos saindo do sucesso do último álbum, eu pensei: 'agora temos licença para soar estranho. Se quiséssemos, poderíamos fazer alguma loucura, como um disco do Radiohead sombrio, deixar todo mundo enlouquecido'. Mas então eu pensei: 'f***-se'", disse.

O que Ghrol garante de antemão são canções com clima de "estádio", com apenas uma diferença: mais dedicação ao arranjo do que ao refrão. "O som [do novo álbum] certamente é uma progressão ou uma evolução, mas ainda sim é um disco do Foo Fighters. [Em vez de] mostrar grandes refrões, que é o que fazemos, nós vamos mostrar grandes seções instrumentais. Isso será uma surpresa".