Topo

Dream Theater agrada fãs novos e antigos com longo repertório em São Paulo

Cassiano Pereira

Do UOL, em São Paulo

05/10/2014 09h05

Fazia tempo que o Dream Theater não fazia uma turnê “Evening With...”, ou seja, com shows de por volta de 3 horas divididos em 2 partes e 15 minutos de intervalo. Em outras palavras, é um tipo de show no qual é melhor você gostar da banda e sua proposta, porque além do show ser longo, foi no repertório de longas músicas (sua especialidade, inclusive) que o Dream Theater se focou.

Seria muito difícil e cansativo acompanhar o show para quem não é familiarizado com as músicas (até porque o local não oferece lugares para sentar), mas não pareceu ser o caso para o público que encheu o Espaço Das Américas, na noite de sábado (4), em São Paulo.

Começando pontualmente às 21h, a banda foi bem recebida pelo público, quando abriu o show com a nova "The Enemy Inside", com seu toque de power metal e refrões acompanhados em coro.

Na sequência, a pesada e cheia de riffs "The Shattered Fortress" foi a primeira música que se fez lembrar o ex-líder Mike Portnoy, por ela ser a última parte da saga 12 Step, que descreve o programa de reabilitação de alcoolismo no qual o ex-baterista fez parte. Nessa música, entretanto, não se fez notar a falta dele e, ao contrário, mostrou o impressionante nível atual de interação entre os membros, talvez na melhor forma de suas carreiras.

A inegável destreza de todos eles era vista em todas as músicas, mas foi particularmente interessante ver Jordan Rudess (o tecladista) tocar com um iPad e em sua keytar (mistura de guitarra e teclado) sem nem olhar para as teclas.

Continuando com duas músicas mais novas, como "On The Backs of Angels" e "Looking Glass", foi muito fácil perceber a grande aceitação delas por boa parte dos ouvintes na casa, o que aconteceu menos na próxima, a ótima "Trial of Tears", de 1997, se denotando assim uma divisão entre o público.

Com uma jam interessante, a banda tocou a música mais longa do álbum "Falling Ino Infinity" e se aproveitando da boa qualidade sonora que o Espaço das Américas ofereceu na noite.

A banda seguiu com duas canções "Enigma Machine" e "Along For The Ride". A última música do intervalo foi talvez a melhor após a entrada de Mike Mangini na banda: Breaking All Illusions, tocada perfeitamente, reuniu todos os elementos que, em conjunto, fazem a banda ser original e sem exageros virtusísticos.

O intervalo foi um show a parte. No telão, foi feita uma coletânea de vídeos feitos por fãs no YouTube, que contavam desde paródias às audições do novo baterista (substituída com uma audição de um tocador de triângulo), até covers inusitadas com saxofone, orquestras e instrumentos de brinquedo.

A segunda parte do show começou com a segunda metade do álbum "Awake", que fez exatamente 20 anos no dia do show. "The Mirror" e "Lie" agradou muito a parcela de fãs mais antigos da banda, sendo tratadas com menor empolgação pelo resto (que talvez não estivesse nem vivo, como disse James LaBrie em um de seus discursos).

A execução de todas as músicas do "Awake" foi perfeita, com destaque para "Lifting Shadows Off A Dream" e a antes inédita ao vivo "Space Dye-Vest". Se a qualidade da próxima música não fosse tão alta, seria muito difícil acompanhar o show sem cansaço, passadas mais de 2 horas e meia de duração, mas o que se seguiu foi a melhor faixa do último álbum, "Illumination Theory", com um interlúdio orquestrado e final épico.

Para o bis, a banda trouxe um punhado de músicas de seu disco mais popular (Scenes From A Memory), que trouxe um gás novo ao público seguindo pela ordem começo (Overture 1928/Strange Deja Vu), meio (a instrumental Dance of Eternity) e final (Finally Free).

Ao final do show, quem era familiarizado com as músicas e gostava de todas as fases da banda saiu realizado para a casa. Do outro lado, quem gostava de apenas algumas fases da longa história da banda deve ter saído cansado, mas satisfeito com as canções executadas com competência.

Setlist do show:

The Enemy Inside

Shattered Fortress

On The Backs Of Angels

Looking Glass

Trial of Tears

Enigma Machine

Along For The Ride

Breaking All Illusions

-Intervalo-

The Mirror

Lie

Lifting Shadows Off A Dream

Scarred

Space Dye-Vest

Illumination Theory

Overture 1928

Strange Déja Vu

Dance of Eternity

Finally Free