Topo

Banda do Mar faz "festa em família" e público canta junto em 1º show no Rio

Henrique Porto

Do UOL, no Rio

12/10/2014 10h44

O texto distribuído à imprensa sobre a turnê da Banda do Mar, projeto coletivo de Mallu Magalhães, Marcelo Camelo e o baterista português Fred Pinto, já indicava: “é para cantar junto”. Pois foi exatamente isso o que fez a plateia predominantemente jovem que lotou o Circo Voador, no Rio de Janeiro, na noite deste sábado (11), durante a primeira apresentação do grupo na cidade. Foram mais de 20 músicas em cerca de uma hora e meia de show, com o público levando praticamente todo repertório “no gogó”. Uma façanha, considerando que o álbum foi lançado há pouco mais de um mês.

Acompanhados do baixista Marcos Gerez (da banda Hurtmold) e do guitarrista Gabriel Mayall, o trio despeja boa parte do novo disco já na primeira metade da apresentação. Canções como “Cidade Nova” (que também abre o álbum),“Hey Nana”, “Mais Ninguém” e “Solar” ganham peso, calor e eletricidade consideráveis ao vivo. Muito à vontade, Camelo arrisca divertidos solos de guitarra em quase todas as elas, tendência que já havia experimentado no disco.
 
Tirada da carreira solo do compositor carioca, “Doce Solidão” é a primeira canção do setlist à parte do repertório da banda luso-brasileira. Assim seria com “Vermelho” e “Janta”, esta última uma parceria do casal gravada no primeiro álbum solo de Camelo, e “Olha Só, Moreno” e “Velha e Louca”, de Mallu, que se revezou entre um violão e uma guitarra semiacústica.
 
Já os fãs dos Los Hermanos foram surpreendidos com “Morena” (já no bis) e uma arrepiante versão de “Além do que Se Vê”, executada no esquema guitarra/voz apenas pelo cantor. “Decidi cantar essa agora há pouco. Vou pedir que vocês me ajudem, porque é uma música difícil de tocar”, explicou Camelo, prontamente atendido — nem o fraseado dos metais, característica marcante do arranjo original registrado no álbum “Ventura”, foi deixado de lado na hora do coro. Ficou bonito.
 
É notória a leveza e o entusiasmo com que os músicos, mais destacadamente Camelo, sobem ao palco. Brincadeiras, dancinhas e gracejos entre o casal são comuns ao longo do show. O clima “almoço de domingo” é reforçado pela participação de Sebastião, filho de Fred, que timidamente se junta à banda para tocar percussão em “Sambinha Bom”, outra música de Mallu Magalhães, e por uma divertida e improvisada versão de “Ai Que Saudades da Amélia”. A festa é mesmo em família.
 
“Muitos Chocolates” manda a massa embora em êxtase, fazendo alguns avaliarem um possível repeteco, já que, por conta da grande procura, a banda volta a se apresentar no Circo Voador neste domingo (12). Até o fim do show, ainda havia ingressos disponíveis.
 
Veja o repertório completo da apresentação deste sábado:
1 – “Cidade Nova”
2 – “Me Sinto Ótima”
3 – “Hey Nana”
4 – “Solar”
5 – “Mais Ninguém”
6 – “Pode Ser”
7 – “Mia”
8 – “Faz Tempo”
9 – “Doce Solidão”
10 – “Velha e Louca”
11 – “Além do Que Se Vê”
12 – “Olha Só, Moreno”
13 – “Sambinha Bom”
14 – “Ai Que Saudades da Amélia”
15 – “Dia Clarear”
16 – “Seja Como For”
17 – “Vermelho”
18 – “Cena”
19 – “Janta”
BIS
20 – “Morena”
21 – “Muitos Chocolates”