Topo

"Beck deveria dar seu prêmio para Beyoncé", critica Kanye West após Grammy

Do UOL, em São Paulo

09/02/2015 08h49

Kanye West não estava brincando quando fez menção em roubar o microfone do cantor Beck durante o anúncio do vencedor de melhor álbum do ano do Grammy 2015.

Beck havia ficado visivelmente surpreso ao ser anunciado como vencedor na categoria pelo sem álbum “Morning Phase”. Campeã de indicações, Beyoncé era favorita ao prêmio. Por um momento, Kanye West fez menção em repetir a sua infame interrupção no VMA 2009, quando ele invadiu o palco e roubou o microfone de Taylor Swift para dizer que quem merecia o prêmio era a Beyoncé.

No momento, Beyoncé e Jay Z aparecem visivelmente apreensivos com a atitude de West (veja vídeo abaixo). A cantora chega a falar: “Kanye, não”. Nas redes sociais, os internautas apostaram que era piada, mas após a festa, West afirmou que o gesto não era uma brincadeira e que ele e outros artistas estavam “cansados” de serem desrespeitados pelo Grammy.

"Eu só sei que se o Grammy quer verdadeiros artistas, para que sempre voltem, eles precisam parar de brincar com a gente. Nós não vamos mais brincar com eles", disse ele, em entrevista ao canal “E!”. O rapper também criticou o ganhador. "E Beck precisa respeitar o talento artístico e deveria ter dado o seu prêmio a Beyoncé".

"Porque quando você continua diminuindo a arte, não respeitando o artesão e batendo na cara das pessoas que entregam feitos monumentais da música, você é desrespeitoso com a inspiração", disse West. "E nós como músicos temos que inspirar as pessoas que vão trabalhar todos os dias, e eles ouvem esse álbum Beyoncé e eles se sentem como se fossem levados para outro lugar”.

Ele disse que a razão pela qual ele decidiu não interromper o discurso de Beck está na sua filha, North. "Eu não vou fazer nada para colocar minha filha em risco, mas estou aqui para lutar pela criatividade", disse ele. "Essa é a razão pela qual eu não disse nada esta noite, mas todos sabem o que significou quando eu entrei no palco".