Topo

Sam Smith é o maior vencedor do Grammy; Beck surpreende com álbum do ano

Do UOL, em São Paulo

09/02/2015 01h30

Em noite que contou com mais números musicais do que prêmios, o artista inglês Sam Smith, de apenas 22 anos, foi o destaque da 57ª edição do Grammy, realizado neste domingo (8), em Los Angeles.

Smith foi indicado em seis categorias e ganhou em quatro delas: artista revelação, música do ano, melhor álbum pop vocal e gravação do ano. O cantor agradeceu a todos os músicos envolvidos na gravação e especialmente ao homem que "partiu seu coração" e assim inspirou o disco e a ganhar os quatro prêmios, porém sem citar nomes.

"Antes de gravar esse álbum, eu estava fazendo de tudo para tentar conseguir que a minha música fosse ouvida", disse Smith. "Tentei perder peso e fazia uma música horrível. Foi só quando comecei a ser eu mesmo que a música começou a fluir e as pessoas começaram a ouvir."

Entre as apresentações musicais da festa, as veteranas Madonna e Annie Lennox foram as mais aplaudidas. O evento deste ano teve quase quatro horas de duração, mas a lista com a maior parte dos vencedores foi anunciada antes da festa, deixando apenas os prêmios principais para o evento.

Outro destaque foi o veterano Beck, que ficou visivelmente surpreso ao vencer Beyoncé na categoria álbum do ano. Ele também ficou com mais dois prêmios: melhor álbum de rock e melhor engenharia de som de álbum.

"Fizemos a maior parte dessa gravação na minha casa, por isso, gostaria de agradecer aos meus filhos por me deixarem mantê-los acordados um pouco mais", disse Beck ao receber a estatueta das mãos de Prince.

O que Beck não sabia é que quase protagonizou uma cena como a do VMA 2009, quando Kanye West invadiu o palco interrompeu o discurso de Taylor Swift para dizer que quem merecia o prêmio era a Beyoncé. West chegou a se levantar em direção ao palco, mas desistiu no meio do caminho. Mais tarde, após a festa, Kanye criticou duramente tanto Beck quanto a premiação. 

Beyoncé e Pharrell Williams também ganharam três prêmios cada --performance de R&B, música R&B e álbum de som surround para Beyoncé e performance pop solo, álbum urbano contemporâneo e videoclipe para Pharrell.

Apresentações

O Grammy começou com uma apresentação da banda AC/DC. Outros artistas que também fizeram shows foram Ariana Grande, Pharrell Williams, Usher, Lady GagaTony Bennett, Paul McCartney, Rihanna, Kanye West e Sia.

Mas quem movimentou mesmo as redes sociais foram Madonna e Annie Lennox. A pedido da rainha do pop, os convidados chegaram a se levantar das cadeiras para bater palmas e cantar o refrão de "Living for Love". Taylor Swift, Pharrell Williams e Paul McCartney foram os que mais se impressionaram (veja os tuítes abaixo).

A performance de "I Put Spell On You", de Annie Lennox, com Hozier, foi ovacionada pela plateia por pelo menos um minuto. Nas redes sociais tanto o show de Madonna quanto o de Annie chegaram ao topo dos trending topics mundiais, com os internautas admirados com a vitalidade da rainha do pop e os dotes vocais da ex-líder do Eurythmics. Muitos jovens que não conheciam a artista escocesa ficaram impressionados. A festa do Grammy foi encerrada por volta das 2h20, com um show de Beyoncé.

Obama
A maior noite da indústria da música adotou um tom sério, com uma forte mensagem contra a violência doméstica enviada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em vídeo, pelo depoimento de um sobrevivente e por uma performance de Katy Perry.

Confira a lista dos principais vencedores da noite:

Artista revelação
Sam Smith

Música do ano
Stay With Me (Darkchild Version) - Sam Smith

Gravação do ano
Stay With Me (Darkchild Version) - Sam Smith

Álbum do ano
"Morning Phase" - Beck

Melhor duo pop/performance de grupo
A Great Big World With Christina Aguilera - "Say Something"

Melhor album tradicional pop vocal
Tony Bennett & Lady Gaga - Cheek To Cheek

Melhor performance pop solo
Pharrell Williams - "Happy"

Melhor album pop vocal
Sam Smith - In The Lonely Hour

Melhor performance de rock
Jack White - "Lazaretto"

Melhor álbum de rock
Beck - Morning Phase

Melhor música de rock
Paramore - "Ain't It Fun"
Hayley Williams & Taylor York, songwriters

Melhor álbum de rock alternativo
St. Vincent - St. Vincent

Melhor performance de metal
Tenacious D - "The Last In Line"

Melhor performance de rap
Kendrick Lamar - "I"

Melhor colaboração de rap
Eminem Featuring Rihanna - "The Monster"

Melhor música de rap
Kendrick Lamar - "I"
K. Duckworth & C. Smith, songwriters

Melhor álbum de rap
Eminem - The Marshall Mathers LP2

Melhor performance de R&B
Beyoncé Featuring Jay Z – "Drunk In Love"

Melhor performance tradicional de R&B
"Jesus Children"
Robert Glasper Experiment Featuring Lalah Hathaway & Malcolm-Jamal Warner

Melhor Música R&B
Beyoncé Featuring Jay Z - "Drunk In Love"
Shawn Carter, Rasool Diaz, Noel Fisher, Jerome Harmon, Beyoncé Knowles, Timothy Mosely, Andre Eric Proctor & Brian Soko, songwriters

Melhor álbum contemporâneo urbano
Pharrell Williams - Girl

Melhor álbum de R&B
Toni Braxton & Babyface - Love, Marriage & Divorce

Melhor álbum contemporâneo instrumental
Chris Thile & Edgar Meyer - Bass & Mandolin

Melhor álbum eletrônico/eletrônico
Aphex Twin - Syro

Melhor álbum country
Miranda Lambert - Platinum

Melhor vídeo
Pharrell Williams - "Happy"

Melhor composição instrumental
John Williams - "The Book Thief"

Melhor álbum de reggae
Ziggy Marley - Fly Rasta
 

Confira as reações dos internautas nas redes sociais: