Topo

Ex-baixista do Legião tinha "um coração extremamente bondoso", diz Bonfá

Do UOL, no Rio e São Paulo

23/02/2015 13h06

Baixista da primeira formação do grupo Legião Urbana, Renato Rocha, encontrado morto neste domingo (22), tinha "um coração extremamente bondoso", segundo o baterista Marcelo Bonfá, em declaração ao UOL.

"Convivi com o Negrete nos anos 80 e ele era um cara sempre alegre e de um coração extremamente bondoso, as vezes até ingênuo. Depois que ele deixou a Legião, no final dos anos 80 ainda ,ele tomou um caminho que não pude acompanhá-lo e sei muito pouco a respeito".

Segundo o irmão de Renato, Roberto Rocha, ainda não há informações sobre o horário e onde será realizado o velório.

Morte

Segundo a Polícia Militar, ele foi encontrado por uma amiga, identificada como Silvana Melky, que o acompanhava no hotel e estranhou o fato de ele não descer para tomar café da manhã, por volta das 8h30 da manhã.

O corpo foi levado para o IML do local, que confirmou que a morte ocorreu por conta de uma parada cardiorrespiratória. Um material foi recolhido para descobrir se ele usou algum tipo de droga, mas ainda não há previsão sobre a data do resultado. O irmão do músico, Roberto Rocha, escreveu em seu perfil do Facebook que Renato deixa um casal de filhos e uma neta.

Ao UOL, Tânia Rocha, irmã de Renato, contou que ele vivia em uma clínica de repouso de segunda à sexta-feira e que era liberado aos fins de semana. Ela disse que o irmão fez várias apresentações recentes em São Paulo e que estava formando uma banda.

>> Filho de Renato Russo lamenta morte de baixista: "Grande amigo de meu pai"

O músico Dado Villa-Lobos publicou em seu perfil do Facebook uma foto antiga da banda Legião Urbana com a legenda: "fica a melhor lembrança, encontrou a paz. E, há tempos, muita saudade...".

Renato Rocha entrou para a Legião Urbana em 1984 e tocou no álbum que iniciou a carreira da banda, ao lado de Renato Russo, Marcelo Bonfá e Dado Villa Lobos. O músico entrou na trupe para assumir parte das funções de Renato Russo, que era o baixista do grupo até então.

Em entrevista recente ao UOL, o baterista Marcelo Bonfá contou sobre o episódio: “O primeiro disco era para ser gravado com o Renato como baixista. A Legião começou com essa cozinha, eu na bateria e o Renato no baixo. A gente se identificava muito bem. Mas, nesse momento, o Renato cortou os pulsos dias antes de entrar no estúdio.”

O susto forçou a entrada de Renato Rocha na banda, que Bonfá conheceu em uma das festas de rock na cidade-satélite. "Ele era uma figura louca, um cara gente fina”, disse Bonfá.

Rocha é coautor de canções de sucesso, como "Quase Sem Querer", "Daniel na Cova dos Leões","Acrilic On Canvas" e "Plantas Embaixo do Aquário".

Morador de rua

Em 2012, Renato Rocha foi assunto de reportagem do programa "Domingo Espetacular", da rede Record. O programa contava que o ex-baixista tinha virado morador de rua em São Paulo. Em entrevista, ele negou ser dependente químico e dispensou tratamento em uma clínica no Rio de Janeiro.

"Ainda tenho um cérebro aqui dentro, estou lúcido, não uso drogas, não roubo, trabalho com música", disse o músico. Durante a reportagem, Rocha descobriu que a mãe morreu e conversou com o pai, que questionou se ele precisava de algo e se tinha algum lugar para ficar.