Topo

Músico do Arcade Fire lança faixa sobre a crise hídrica em São Paulo

Do UOL, em São Paulo

26/02/2015 10h46

O músico Will Butler, da banda Arcade Fire, divulgou mais uma música de seu projeto em criar canções baseadas nas manchetes do jornal britânico “The Guardian”. Desta vez, Will se inspirou em uma reportagem sobre a crise hídrica em São Paulo na música “You Must Be Kidding” (“Você deve estar brincando”, em tradução livre).

Com o título de “São Paulo – anatomy of a failing megacity: residents struggle as water taps run dry” (em tradução livre, “São Paulo - Anatomia de uma megacidade em colapso: moradores sofrem enquanto torneiras secam”), a matéria da jornalista Claire Rigby abordava a realidade de edifícios e condomínios em São Paulo que já estão sofrendo com falta d’água.

Na letra, ele faz referência de sua experiência em um hotel na capital paulista na primeira visita à cidade. “A primeira vez em que fui a São Paulo, eu sofri com o fuso e com a relativa inexperiência em viajar. Eu acho que nós passamos um dia e meio na cidade, e a maior parte dentro de um hotel com muro alto, arame farpado e guardas do lado de fora. Foi uma cena estranha e intensa”, relatou ao “The Guardian”. “Aposto que o hotel vai descobrir uma maneira de obter água, não importa o quão baixo esteja o abastecimento”, criticou. Ouça a canção abaixo.



Na última passagem pela cidade, em 2014, quando a banda se apresentou no Lollapalooza, a capital se mostrou mais amigável e instigante. “Nesta última turnê eu passei um par de dias em São Paulo. Foi a primeira vez que eu gastei um tempo bom na cidade, e eu adorei. Músicos amigos de amigos mostrou-nos a cidade. Há uma energia maluca e, como a maioria das cidades que eu amo, uma mistura alucinante de culturas. Foi cansativo, na maioria das vezes no bom sentido. Mal posso esperar em voltar”, contou.

Além da falta de água em São Paulo, Will dedicou algumas canções à crise na Grécia e os separatistas ucranianos. Irmão do vocalista do Arcade Fire, Win Butler, o músico afirmou que o projeto vai testar a habilidade dele de lançar novas canções em um ritmo mais rápido do que o usual.

“Tenho lido o Guardian todos os dias, explorando todas as seções. Algumas delas me direcionam a canções possíveis. É um processo cruel, às vezes leio alguma coisa e penso, ‘poderia fazer algo muito substancial com essa história’”, afirmou Butler à revista Rolling Stone. “O julgamento de Dominique Strauss-Kahn, por exemplo, é algo deformado neste mundo, mas muito interessante. Ou quando se lê uma manchete na seção de ciência que diz ‘O universo é muito maior do que se imaginava’. Tudo isso é muito belo.”

O primeiro disco solo de Butler, "Policy", será lançado no dia 10 de março.