Topo

Ringo Starr se apresenta em SP com clássico dos Beatles e muitos covers

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

27/02/2015 02h22

Com um intervalo de apenas três meses, o Brasil recebeu shows dos dois ex-beatles ainda vivos, Paul McCartney e Ringo Starr. O primeiro, em novembro, lotou estádios em três capitais diferentes. Já o baterista, apresentou-se nesta quinta-feira (26) em São Paulo com um espetáculo com sucessos de sua carreira solo e também dos Beatles, além de muitos covers. Nesta sexta-feira (27), é a vez dos cariocas receberem o show de Ringo, que se apresentará no Vivo Rio.

Um dos bateristas mais famosos do mundo, o britânico Ringo Starr, 74 anos, subiu ao palco do HSBC Brasil pontualmente às 22h, para um público de duas mil pessoas, com a canção "Matchbox", de Carl Perkins, que ele interpretava durante os shows dos Beatles. Em seguida, o artista apresentou “It Don't Come Easy”, seguido de “Wings”, dois sucessos de sua carreira solo. Esta é a terceira vez que ele se apresenta no Brasil.

Os fãs que foram ao show esperando ouvir apenas sucessos dos Beatles, no entanto, saíram frustrados. Mais da metade da apresentação foi preenchida com covers das bandas dos artistas do All Starr Band, um supergrupo composto pelo guitarrista Steve Lukather, do Toto; o tecladista Gregg Rolie, ex-Santana; Richard Page, do Mr. Mister, Todd Rundgren, Gregg Bissonette, que tocou com David Lee Roth, e Warren Ham.

Um dos destaques da apresentação foi Lukather, que impressionou a plateia com solos elaborados nas canções "Rosanna", "Africa" e "Hold The Line", clássicas da sua banda Toto.

Ringo Starr em São Paulo

  • Quem de vocês gostaria de ficar o dia inteiro atrás de uma bateria? Adivinhem? Eu fico. E amo isso

    Ringo Starr, durante seu show no HSBC Brasil, em São Paulo

Durante o show, quando não esteve atrás da bateria, seu habitat natural, Ringo intercalou os vocais no centro do palco. Embora tenha mais de 50 anos de carreira, o artista ainda não se sente à vontade como o protagonista do espetáculo. Sem as baquetas, substituídas pelo microfone, o baterista cantou e dançou de maneira desengonçada, mas sem perder o carisma. "Quem de vocês gostaria de ficar o dia inteiro atrás de uma bateria? Adivinhem? Eu fico. E amo isso", disse Ringo.

De fato, durante a maior parte da apresentação, Ringo se manteve na bateria, entregando aos fãs a sua inconfundível batida compassada, com suas baquetas quase que acariciando o instrumento que o consagrou nos Beatles.

Clássicos da banda de Liverpool como "Don't Pass Me By", "Boys", "I Wanna Be Your Man", "Honey Don’t", "Act Naturally", além, é claro, de "Yellow Submarine" e "With a Little Help From My Friends", que foram imortalizados em sua voz, foram apresentadas durante o show. Além dessas, o baterista sempre cantava com os Beatles a faixa "Octopu's Garden", que não foi apresentada em São Paulo. "Se vocês não conhecerem essa canção, certamente vocês estão no lugar errado", disse o baterista antes de iniciar os inconfundíveis acordes de "Yellow Submarine".

Antes de tocar outro sucesso dos Beatles, a música "I Wanna Be Your Man", Ringo disse que ela era dedicada a todas as mulheres. "Eu quero ser o homem de todas vocês", ele disse.  O show foi encerrado pontualmente à meia noite com o hino à paz de John Lennon e Yoko Ono, “Give Peace a Chance”.